fbpx

É muito comum quando estamos planejando uma viagem, parar em algum momento diante do seguinte dilema: será que vale a pena alugar um carro para esse roteiro?

Se você está em terras portuguesas, ou planejando a sua viagem para a terrinha, pode ser que esteja se perguntando “como alugar um carro em Portugal?”. E eu vou te ajudar com isso!

A primeira coisa a ter em conta é o roteiro. Isso porque a decisão de utilizar o transporte público ou carro alugado depende diretamente de conhecermos as condições de transporte público de cada local, para assim decidir se alugar um carro é mesmo a melhor opção para aproveitar o seu roteiro com tranquilidade. Sabemos, por exemplo, que experiência de utilização de transporte público em Lisboa, Porto e cidades maiores de Portugal será muito diferente das cidades e vilarejos do interior, ao passo que conseguir estacionamento em pontos turísticos e badalados pode se tornar um dramático e custoso, né? 

Por isso, a primeira coisa a ser analisada é: os locais que tenho no meu roteiro são atendidos de maneira funcional pelo transporte público? Se sim, quais são as minhas opções de transporte e o custo previsto para essa utilização?

Após adquirir essas informações, você terá o que precisa para comparar os prós e contras dessa alternativa em relação à locação do carro, não se esquecendo de que para esta última, você precisa levar em conta os seguintes fatores: os pedágios (aqui em Portugal chamados de portagens), estacionamento, combustível e o custo da locação do veículo em si (diárias, taxas, seguro e etc).  

Se você decidiu que sim, alugar o carro é a melhor opção, passamos à etapa seguinte, que é a de decidir qual é o tipo de carro ideal para a sua viagem. Para isso, você precisa ter em mente as condições climáticas previstas para a data da sua viagem, a quantidade de pessoas que viajarão com você, quanta bagagem você terá consigo e ainda o nível de conforto que deseja durante o percurso. Atualmente é possível alugar carros de praticamente todos os estilos e você com certeza encontrará aquele que vai atender às suas expectativas.

Chegamos ao momento em que você já definiu tudo e provavelmente está pensando: ok, como é que eu alugo o bendito carro em Portugal agora?

 A primeira coisa a fazer é pesquisar as Rental Car (agência de locação de veículos) mais próximas do local em que você começará o trajeto. Muitos viajantes retiram mesmo no aeroporto e dali já saem devidamente motorizados. Outros utilizarão o carro apenas em parte da viagem e por isso é tão importante que a localização da Rental Car seja favorável ao seu roteiro e trajeto.

E aí surge uma questão fundamental:  os preços. Em Portugal, principalmente em Lisboa, Porto e Algarve, são muitas opções de Rental Car com planos e possibilidades diversas no que diz respeito ao custo e algumas delas funcionam inclusive por meio de APPs e WebSites em que você pode fazer tudo a distância e se deslocar única e exclusivamente para a retirada do carro no local indicado por eles. Atualmente, os preços das diárias de uma locação iniciam na faixa dos 16 euros/média, mas esse valor não inclui as taxas e o seguro, e você precisa estar muito atento a isso antes de finalizar o seu planejamento, ok?

Uma vez que você tenha encontrado o melhor carro, preço e condições, e for efetivar o aluguel do veículo, chegará à etapa mais burocrática da coisa, haha. A lista que eu vou colocar aqui é o que é solicitado pela maior parte das Rental Cars e pode ter alguma variação de acordo com cada agência, ok?

Basicamente, você precisará apresentar:

– Carteira de Habilitação: a sua CNH brasileira é válida, desde que você tenha entrado em Portugal ou União Europeia a menos de 6 meses)

– Cartão de Crédito: o cartão de crédito utilizado precisa de um limite razoável, porque junto ao valor das taxas e diárias de locação, será “bloqueado” do seu limite um valor relativamente elevado, que é a chamada Franquia. Esse valor não será efetivamente cobrado de você, mas sim estornado alguns dias após você devolver o carro, caso tudo tenha corrido bem durante o período em que o carro esteve com você.

Além disso, uma dica Tás a Ver: na hora de assinar o contrato e os termos da locação do carro, esteja muito atento às cláusulas e principalmente à aqueles trechinhos de letras bem pequeninas, sabe? Eventualmente pode haver algo com que você não concorde, ou que não venha a tomar conhecimento e que posteriormente poderá te dar alguma dor de cabeça.

Ah, isso me faz lembrar de outra dica muito importante: as Rental Car oferecem uma opção que facilita muito a sua viagem no sentido dos pedágios, que eu citei no começo do texto.

Como? Eles possuem um dispositivo eletrônico, que caso ativado, permite que você passe pelas cancelas de pedágio sem precisar efetuar pagamento na hora, e tudo é descontado do seu cartão de crédito e devidamente especificado pra você.

Pode ser muito interessante utilizar essa modalidade porque alguns pedágios aqui em Portugal não possuem terminal de pagamento local, porque mantém as cancelas liberadas e lançam sobre aquele veículo uma cobrança eletrônica que precisa ser paga posteriormente numa agência CTT ou diretamente a Rental Car e acredito que você não queira ter que se preocupar com isso em meio a sua viagem, não é mesmo?

Bom, eu compartilhei com vocês tudo o que achei relevante para que a sua experiência ao alugar um carro em Portugal ocorra de maneira segura e prática.

Não deixe de consultar os links relacionados e transformar o seu planejamento de viagem com os materiais do Tás a Ver. =)

0

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com

Assine nossa newsletter!

Nunca mais perca um post e fique por dentro de todas as novidades do blog.

Atualmente em:

Lisboa - Portugal
siga @tasaver.pt