A gorjeta é indispensável numa viagem, muitos prestadores de serviço contam com a gorjeta para complementar o salário e ter uma renda extra. Essa é uma curiosidade muito interessante de saber para quando estivermos viajando por ai (vai embora Covid!).
A Gorjeta é um valor que você paga espontaneamente para quem prestou algum serviço (restaurante, hotel, taxi, guias turísticos), demonstra generosidade. Em alguns países se você não der a gorjeta significa que não gostou do serviço, já em outros é uma ofensa real.
A gorjeta pode ser entregue na mão de quem te atendeu, em alguns lugares é acrescentado no valor da conta ou colocado na caixinha de gorjetas dos funcionários do estabelecimento.
Em Portugal e no Brasil, a gorjeta não é obrigatória, e geralmente é em torno de 10% do valor do serviço prestado.
Na maioria dos países europeus a gorjeta é opcional e o valor varia entre 5% e 10%. Alguns países já acrescentam o valor na conta e em outros você entrega o dinheiro na mão do empregado ou paga a conta para mais, tipo arredondando o valor.
A gorjeta em alguns países europeus:
Na Alemanha o valor fica entre 5% e 10% do preço total. Se pagar a conta em dinheiro, a gorjeta é entregue ao empregado. Se pagar com cartão, deverá dizer ao empregado quanto quer pagar.
Na Áustria costuma ser dada aos empregados e aos taxistas. É costume dar entre 10% e 15% a mais ou arredondar para cima e não solicitar troco.
Nos países escandinavos e Dinamarca, Finlândia e Islândia não é comum dar gorjeta. O serviço está incluído nos preços dos hotéis, restaurantes e táxis.
Na França e na Holanda, já vem incluída nas contas de bares e restaurantes. No ticket aparecerá um incremento de 15% em “Service Compris”.
Na Itália é totalmente voluntária. Ou deixa uns euros após o pagamento da conta ou indica que não se quer o troco.
Países onde é importante dar a gorjeta e não mal educado ou ofender:
México
Eua
Canadá
Grécia
Turquia
Índia
Tailândia
Egito
Tunísia e África do Sul
Agora vamos aos países onde não se deve deixar gorjeta:
China
Paraguai
Singapura
Japão
A minha dica é: Verifique antes de viajar qual é o costume do local e se prepare financeiramente também e sempre entregue o dinheiro com um sorriso no rosto.
Tem alguma dúvida ou sugestão pra acrescentar? Deixe seu comentário aqui abaixo e siga a nossa página lá no Facebook e no Instagram!
Até a próxima! ?
Deixe um comentário