fbpx

O Café é uma paixão portuguesa. Foi Portugal, que no ano de 1727, criou a primeira plantação de café no Brasil com plantas que foram levadas da Guiana Francesa.

Durante o Séc. XVIII, potências europeias como Portugal, Espanha, Inglaterra, França e Holanda, iniciaram o cultivo do café nas suas colónias devido ao clima favorável ao plantio.

Para além do Brasil, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Angola e Moçambique tornaram-se grandes produtoras de café.

E essa é a paixão nacional portuguesa, por onde se anda, é possível sentir cheiro de café, ver as esplanadas e os vários cafés existentes por aqui, que aguardam o freguês dar uma pausa nos seus passeios para apreciar um dos muitos tipos de cafés existentes por aqui.

E é nisso que queremos te ajudar. Nesse artigo te explicamos qual a diferença e quais são os tipos de café que se encontra aqui, em Portugal.

Uma das cafetarias que tem muita história e é antiga aqui em Lisboa é A Brasileira, onde Fernando Pessoa ia para escrever seus poemas e tomar café. Veja mais sobre esse café, clicando aqui.

Café, Bica (ao sul) ou Cimbalino (ao Norte)

Essé é o clássico Café Expresso. O café é tirado através de uma máquina de pressão com água quente. A quantidade de café que é servida é a metade de uma chávena.

Café numa chávena escaldada

É possível pedir que o café venha numa chávena escaldada, assim mantém o café quente por mais tempo. Mas é preciso pedir com todas as letras que quer uma chávena escaldada, senão, você recebe, simplesmente, o café.

Café curto ou “um italiano”

Esse é um café mais concentrado, feito com menos água. A quantidade servida não chega nem a metade da chávena.

Café com gelo

O café vem acompanhado de um copo com várias pedras de gelo. É mais popular no verão.

Café duplo

Esse é o café servido em dose dupla. É servido numa chávena de chá e a quantidade é uma chávena cheia.

Café com cheirinho ou mata-bicho

Esse é o Café servido com o bagaço, um tipo de aguardente portuguesa. Geralmente, é um digestivo e toma-se após as refeições.

Café sem princípio ou sem ponta

Para fazer esse café, primeiro jogam fora umas gotas iniciais para só depois encher a chávena. As primeiras gotas contém uma maior concetração de cafeína, por isso, nesse tipo de café jogam essas gostas foram, para ter um café mais fraco.

Abatanado

O Abatanada, também, é servido numa chávena de chá. É feito com uma dose de café e mais àgua, por isso é mais leve.

Meia de Leite

É o café com leite. É servido numa chávena de chá e coloca a quantidade do café e completa o restante com leite. Meio café e meio leite.

Galão

É café com leite, porém, servido num copo de vidro. O leite estará em mais quantidade do que o café, o que torna a bebida mais leve.

Carioca

É um café mais fraco, clarinho. Para o fazer é preciso tirar o primeiro café da máquina e deitar fora, usa o mesmo café moído para tirar o café pela segunda vez e aí sim, esse é sevido como o café carioca.

Mazagram

É um café servido com gelo, uma rodela de limão e folhas de hortelã. É bem popular no verão.

Garoto

É um café curto servido numa chávena normal. Porém, nesse é acrescentado leite ou espuma de leite.

Pingado

É um café curto servido com alguns pingos de leite frio. É conhecido como o oposto do Café Garoto.

Cappuccino

É feito com a mesma quantidade de café expresso e leite, para completar, é acrescentado uma espuma cremosa e deliciosa.

Descafeínado

É o café sem a cafeína, não tem muito segredo.

Se em algum momento, você já ficou confuso e sem saber como pedir o seu café, espero que esse artigo tenha te ajudado a entender melhor essa paixão portuguesa.

Ah e uma curiosidade, eu não tomo café, então nunca entendi isso muito bem, mas agora eu já entendo e posso até ajudar melhor meus amigos quando vierem me visitar.

E como eu não tomo café, uma das bebidas que mais gosto é chocolate quente, veja o Top 5 dos melhores em Portugal, clicando aqui.

Até a próxima! 😉

0

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com

Assine nossa newsletter!

Nunca mais perca um post e fique por dentro de todas as novidades do blog.

Atualmente em:

Lisboa - Portugal
siga @tasaver.pt