fbpx

Toda viagem apresenta possibilidades de conhecer uma nova cidade ou país. É impossível ir para a Itália e não pensar em um bate e volta conhecer as principais cidades do país: Roma, Milão, Veneza, por exemplo. Preparei as melhores dicas para fazer um bate e volta e você aproveitar sua viagem como se deve.

Mas o que é bate e volta? Primeiro, vamos esclarecer. É chamado de bate e volta, aquela viagem rápida que você fará saindo do seu hotel, por exemplo, e que o retorno será para o mesmo lugar. Geralmente, o bate e volta é de um dia, você vai de manhã e retorna a noite ou de 2 dias, escolhe passar a noite.

Usando o mesmo exemplo da Itália, se você optar por ficar hospedado em Roma e de lá irá para Veneza e logo voltará para o hotel de novo, você fez um bate e volta.

Vamos então, para as melhores dicas para fazer um bate volta:

1 – Prepare o roteiro antes da viagem

Decida para onde irá e como será o roteiro antes da viagem. Em um bate e volta o tempo é curto. Organize tudo que gostaria de fazer, algumas cidades têm muitos pontos turísticos e não é possível conhecer tudo em apenas um ou dois dias. E ainda tem que pensar no tempo gasto da deslocação, se vai ficar um dia ou mais.

Para saber como preparar bem um roteiro, veja esse artigo aqui.

2 – Planeje o deslocamento

Pesquise com antecedência, quanto tempo gastará no deslocamento de uma cidade para a outra. Depois disso, é preciso descobrir como ir para a outra cidade. O melhor será trem, carro, ônibus ou avião? Fazendo essa pesquisa, você saberá, também, qual valor gastará no deslocamento para ajustar o seu orçamento.

Decidido como ir para o destino, veja o melhor horário. Geralmente, os viajantes aproveitam para ir de manhã cedo e voltar no fim da noite.

Compre as passagens com antecedência, veja pelo Google Maps onde fica a estação de trem ou de ônibus, para não ficar perdido em cima da hora.

3 – Bagagem

Para escolher o melhor tipo de bagagem, tudo depende do destino e do que você vai fazer enquanto estiver por lá. Lembre que é importante levar apenas o necessário para viagens curtas. Ficar carregando peso nas costas durante os passeios não é legal e te deixará mais cansado.

Não se esqueça de levar todos os documentos, itens de higiene, medicamentos e dinheiro para qualquer eventualidade.

4 – Hospedagem

A hospedagem será definida depois de decidir o seu roteiro e se você visitará várias cidades ou se ficará indo e voltando para uma cidade especifica.

Um exemplo usando Lisboa. Você está em Lisboa e quer fazer bate e volta em Sintra e Cascais, dedicar um dia para cada cidade. Nesse caso, vale a pena você ter uma hospedagem em Lisboa, ir de manhã e voltar a noite. É um bate e volta rápido.

Mas ai você decide que irá para o Porto, mas quer ficar um dia em Óbidos e Fátima, um outro em Batalha e Alcobaça para conhecer os Mosteiros, para só depois chegar em Porto e aproveitar a região.

Nesse caso você precisa decidir se vai manter o hotel de Lisboa e quando voltar do Porto sua hospedagem e a bagagem que não precisará no bate e volta ficam te esperando voltar. Ou se você leva tudo e do Porto volta pra casa, e se hospeda em algum lugar entre Óbidos e Batalha e depois no Porto.

Mas, caso o deslocamento entre as cidades for grande, mais de cinco ou seis horas, como é o caso entre várias cidades da Itália, vale a pena ver se é fácil realizar esse deslocamento durante a noite, isso facilita para que você possa economizar uma diária e ajustar o seu orçamento.

Analise todos os casos e faça o que melhor se encaixa no seu estilo de viajante e no seu orçamento. O objetivo final é aproveitar ao máximo sua viagem, evitar a sensação de que perdeu tempo e não fez nada.

Espero que essas dicas possam te ajudar e que tenha uma excelente viagem!

Sempre que você usa os links para compra de ingressos, reserva de hospedagem e seguro de viagem são links de parceiros do blog. Você não paga nada a mais por isso e ainda me ajuda a manter o Tás a Ver.

Tem alguma dúvida sobre as melhoras dicas para fazer um bate e volta ou alguma sugestão pra acrescentar? Deixe seu comentário aqui abaixo e siga a nossa página lá no Facebook e no Instagram!

Até a próxima! 😉

0

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com

Assine nossa newsletter!

Nunca mais perca um post e fique por dentro de todas as novidades do blog.

Atualmente em:

Lisboa - Portugal
siga @tasaver.pt