fbpx

Olá! O post de hoje é sobre um assunto muito legal. Eu vou falar um pouquinho pra vocês das atividades para o público LGBT em Lisboa. O que rola na capital portuguesa a nível de baladas, eventos, agenda e entretenimento.

Todos nós, estando ou não incluídos em algum dos indicadores dessa sigla, sabemos que os integrantes desse grupo costumam ter muita preocupação com os lugares e eventos a que podem frequentar em segurança, com o respeito e civilidade a que TODOS temos direito, mas que pelo fato de na prática não funcionar assim, acaba as vezes se tornando um receio na hora de programar a diversão do fim de semana, ou mesmo de preparar o roteiro da viagem.

Por isso, vou compartilhar com vocês uma informação que vi no  Público, um respeitado jornal português sobre esse assunto e que me deixou feliz e grata por viver nesse país: em 2019, Portugal foi eleito (empatou com Canadá e Suécia) o destino mais gay friendly do mundo. Uaaau, né?! Essa reportagem, cuja leitura eu recomendo, me levou a ficar esperançosa de que as coisas caminhem para melhor, não só aqui em Portugal.

Dito isso, vamos as dicas?

Vou começar abordando as opções de diversão noturnas, porque eu bem sei que vocês gostam de uma balada, né? Vamos aos nomes e algumas dicas, então!

A região do Bairro Alto e do Príncipe Real concentram um bom número de bares e outros estabelecimentos voltados para o público LGBTQIA+, eu procurei me informar a respeito deles, já que ainda não fui à nenhum (uma passadinha rápida no Purex conta? se sim, ok rs) e trouxe pra vocês o que achei mais interessante. Vou colocar o nome, uma descrição curtinha e o local em que ficam, se não o post ficará muito gigante, ok?

Ah, eu pesquisei todos eles no TripAdvisor, porque né, opiniões reais ajudam a gente a conhecer melhor o espaço antes de ir e todos da lista abaixo têm feedbacks e reviews maioritariamente positivos com relatos bem satisfeitos. 

Bar Cru:

Esse bar se destaca pela prática nudista e fetichista, e conta ainda com muitas festas temáticas cheias de estilo e diversão. Fica no Príncipe Real.

Posh

É uma discoteca cujo espaço é cheio de efeitos. São especializados em RnB, Techno, Arabic e Internacional House. Fica na Rua de São Bento.

Corvo Real

É voltado para o público que curte um estilo mais alternativo aos estereótipos dos bares gays, tendo um espaço mais sóbrio. Tem uma man cave. Fica no Príncipe Real.

Friends

Abre a tarde em um ambiente mais “soft” e evolui para uma noite quente com pista de dança. Fica no Bairro Alto.

Trumps Club

Essa discoteca é uma das mais antigas e famosas de Lisboa e aparece diversas vezes no livro A História da Noite Gay de Lisboa, lançado em 2017. Fica na Rua da Imprensa Naconal.

Purex

Esse bar, apesar de pequeno, oferece uma mini pista de dança, em um espaço bem arrojado e descontraído. Eles tem festas temáticas no verão. Fica no Bairro Alto.

Bar Maria Lisboa

Esse bar é dos mesmos donos de uma discoteca lésbica que antigamente funcionava em Lisboa, embora hoje seja aberto a toda a comunidade LGBT e comunidade em geral. Fica no Bairo Alto.

Society

Esse espaço surgiu como uma ramificação do Trumps Club (que já listei ali em cima) e é uma espécie de anexo a este. É mais voltado ao público lésbico e queer, mas recebe pessoas de todos os gêneros. Fica no Príncipe Real.

Construction

Essa discoteca gay é muito conhecida em Lisboa e costuma trazer DJS da cena internacional em suas festas temáticas e muito badaladas. Fica no Príncipe Real.

Gayola

Esse bar de nome super divertido tem um ambiente igualmente descontraída, é heterofriendly (recebe todos os gêneros) e se destaca pela sua cozinha que fica aberta atè as 3h da manhã. Fica no Príncipe Real.

Salto Alto Bar

Esse bar é voltado para o público gay feminino, tem muito veludo em sua decoração, ampla variedade de bebidas e música chill-out que permite um bate-papo ou aproximação bem agradável. Fica no Bairro Alto.

Ufa! Ficou praticamente uma Rota LGBT, com tantas e tão variadas opções. Mas foi até difícil filtrar, porque a maior parte dos itens da lista se mostrou bem interessante. Ainda tem muitos outros lugares que eu não trouxe para o post, mas que acredito que mereçam a visita.

Agora, vou falar de uma outra coisa que costuma despertar muito interesse na comunidade LGBT, que são os festivais e eventos periódicos. Em Lisboa, dois destes são bastante conhecidos: o Arraial Pride e o Queer Lisboa.

O Arraial Pride, se intitula o maior evento LGBT em Portugal. Acontece anualmente, sempre nos meses de Junho, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e de algumas juntas de Freguesia desse Distrito. As últimas edições em Lisboa chegaram a ter + de 70 mil visitantes. O evento busca alcançar visibilidade para a comunidade LBGT, celebrando o orgulho pela divesidade e buscando igualdade. e tem um ponto que ajuda ainda mais. Ah, já ia me esquecer de falar duas coisas legais sobre o Arraial Pride: ele acontece no Terreiro do Paço e tem entrada livre. Esse ano, com a situação do coronavírus, o evento está cancelado.

O Queer Lisboa é um Festival de Cinema que tem como intuito a exibição de filmes no contexto “Cinema Queer”, um gênero que vem alcançando cada vez mais espaço nos festivais internacionais de cinema, pela sua expressão e relevância. Esse festival, além de várias outras coisas, tem competições entre as produções, performances e exposições, conferências, debates  e etc. Ou seja, num mesmo evento, várias possibilidades de se engajar mais com a causa LGBT. A edição desse ano estava agendada para 18 a 26 de setembro, e os organizadores informam no site deles que estão trabalhando para que isso se mantenha, mas eventualmente podem haver alterações.

Além da vida noturna e dos eventos sazonais, Lisboa conta ainda com um resort destinado exclusivamente a homens gays, o The Late Birds Lisbon. E eu só consigo pensar: como eu ainda não sabia disso, gente? Pois é. Talvez vocês também não saibam, mas ele existe, fica no centro do Bairro Alto e possui alguns serviços legais, como transporte para a Praia, mediante pedido antecipado. Um elogio que eu vi em quantidade foi sobre o café da manhã ser gratuito e muito saboroso!

E eu já estava finalizando o post, mas me lembrei que, por mais estereotipado que isso seja, não faria sentido um artigo com dicas gay-friendly que não indicasse uma sauna gay, né? Que lapso o meu. Então fui pesquisar e encontrei a SaunApolo 56. Eles tem o título de única sauna mista LGBT heterofriendly de Portugal. Ou seja, eles recebem pessoas de toda e qualquer orientação sexual, inclusive adeptos de swing. Olha que bacana! Lá tem sala de massagem, sala de cinema, quarto escuro, duchas coletivas, glory holes e até fotógrafos para sessões previamente marcadas.

E como estamos no começo do verão, acho que vocês vão gostar muito de saber que a Costa da Caparica tem uma praia frequentada predominantemente pela comunidade LGBT. É a Praia 19, que foi até eleita como uma das 11 melhores praias do mundo para o turismo LGBT.

Então, agora que vocês estão muito informados sobre o assunto, já podem aproveitar muuuito a vida lisboeta em todos os seus arco-íris. Noites coloridas e cheias de diversão para todos, porque não é pedir muito, né? =)

0

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com

Assine nossa newsletter!

Nunca mais perca um post e fique por dentro de todas as novidades do blog.

Atualmente em:

Lisboa - Portugal
siga @tasaver.pt