fbpx

É o famoso Castelo de Palmela que vemos da estrada A2 e nos convida para uma visita sempre que passamos por ali!

De dentro das muralhas existe vista panorâmica, que de um lado da para ver Setúbal, Tróia e o Estuário do Sado que é de tirar o folêgo. De outro lado da para ver a Serra da Arrábida, Serra de Sintra, o rio Tejo e Lisboa.

O Castelo de Palmela é de origem árabe e foi construído por volta do Séc. IX. Porém, existem achados arqueológicos que mostram presença humana desde o período neolítico!

O Rei D. Afonso Henriques conquistou Palmela em 1147.Um tempo depois Palmela voltou a ser dominada pelos muçulmanos e em 1190, voltou para os portugueses. Depois D. Sancho I mandou fazer reformas no Castelo e o doou-a à Ordem de Santiago.

Com o terramoto de 1755, o castelo ficou bem arruinado, e só em meados do Séc. XX quando o Castelo se tornou um Monumento Nacional, que voltou a ter utilidade e foi um posto para comunicações militares.

Hoje dentro das muralhas, existe um Museu Arqueológico de Palmela, a Igreja de Santiago, as ruínas da Igreja de Sta. Maria, um posto de turismo, lojas artesanais e cafés. Onde era um convento, que foi construído a mando do Rei D.João, é uma Pousada História de Palmela.

A entrada no Castelo de Palmela é gratuita e agora em tempos de Covid, para quem quer passear sem ir muito longe, é uma visita que com certeza, vale a pena.

Tem alguma dúvida ou sugestão pra acrescentar? Deixe seu comentário aqui abaixo e siga a nossa página lá no Facebook e no Instagram!

Até o próximo post! ?

0

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com

Assine nossa newsletter!

Nunca mais perca um post e fique por dentro de todas as novidades do blog.

Atualmente em:

Lisboa - Portugal
siga @tasaver.pt