No Castelo de São Jorge é um dos principais miradouros de Lisboa, sua vista 360º da cidade e do Rio Tejo é impressionante e o castelo é rodeado de história.
E não tem como falar desse monumento, sem contar um pouco de sua história.
O monumento Castelo de São Jorge está localizado no bairro Santa Maria Maior, e é constituído pelo castelo, os vestígios do antigo paço real da cidadela medieval, também chamada de Alcáçova, e por uma parte que era uma área residencial para elites.
O Castelo foi construído no Sec. XI, possui 11 torres, as que mais se destacam são as: Torres do Haver/Tombo, Torre do Passo, Torre da Cisterna e Torre de São Lourenço.
Na Muralha Norte é visivel a Porta da Traição, por onde era permitido a entrada e a saída de mensageiros secretos.
O castelo apresenta uma arquitetura de fortificações islãmicas, já que na época, Lisboa era uma importante cidade portuária mulçumana.
O castelo tinha como função albergar a guarnição militar e em caso de cerco, as elites que viviam na cidadela (alcáçova). Não tinha uma função de residência, como muitos castelos Europeus.
O nome se deve a devoção do castelo a São Jorge, santo padroeiro dos cavaleiros e das cruzadas, feita por ordem de D. João I, no século XIV.
Em 1147, o primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques, conquistou o castelo e a cidade aos mouros.
No final do séc. XV, foi no castelo que o rei D. Manuel I recebeu Vasco da Gama, depois da sua viagem marítima à Índia.
E, também, foi no Castelo de São Jorge, que a primeira peça de teatro Portuguesa foi representada, Monólogo do Vaqueiro com a autoria de Gil Vicente, foi apresentada para comemorar o nascimento do Rei D. João III.
Ao chegar ao Castelo, logo tem um portal com a entrada, você subirá uma ladeira e chegará na bilheteria. O valor do ingresso é 10€ por pessoa.
Residentes de Lisboa, tem entrada gratuita – mediante apresentação do comprovativo de endereço – de segunda a sábado e aos domingos das 10 as 14h. Para mais informações, clique aqui.
Recomendo que você pegue o mapa do Castelo para se localizar e saber tudo que o monumento histórico oferece para você conhecer.
Os destaques são: O Castelo, Os Vestígios do antigo Paço Real da Alcácova, o Sítio Arqueológico, uma Exposição Permanente, a Camêra Obscura e o Miradouro.
No monumento tem um restaurante para você fazer uma pausa para um café ou somente observar os muitos pavões que existem espalhados por ali. E eles são tão acostumados com a presença dos visitantes, que não saem correndo se você chegar perto.
Para chegar ao Castelo, você pode optar por subir com o elétrico 12 ou 28, desce na paragem em frente ao Largo das Portas do Sol e continua o caminho a pé.
Ou pode optar por ir desde a baixa do chiado a pé, subindo pela Rua da Conceição e ir se guiando de acordo com as placas ou pelo gps ao chegar próximo ao Largo das Portas do Sol.
Já contei sobre o Largo das Portas do Sol, nesse post aqui, confira.
E, também, tem a opçao do autocarro 737, que a paragem fica na praça da Figueira, no Rossio. Esse autocarro termina a viagem, bem em frente a entrada do Castelo São Jorge.
O que você achou do Castelo de São Jorge, me conta aqui nos comentários. E se você ainda não conhece, espero que tenha ficado curioso para ir conhecer!
Até a próxima! 😉
Nossa, já ouvi falar taaanto desse lugar! <3
Deve ser um passeio muito lindo, ainda mais com essa vista que se tem do alto…
Que dica maravilhosa. Adorei o post. Quero muito conhecer Portugal. Espero conseguir visitar esse ano. Vou esmiuçar seu blog e anotar todas as dicas!
Que lugar mais lindo! Acho muito legal estes atrativos que não cobram entrada de moradores locais – acho que é uma excelente forma de permitir que o próprio morador se aproprie de sua cidade. Curti muito!
Esse foi um dos lugares que mais amei em Lisboa!!! é lindo demais mesmo!
seu post está super completo com dicas ótimas ! adorei!
Fiquei morrreeeeendo de vontade de conhecer! Adoro esse tipo de passeio! Ameiii! Inclusive passou do tempo de eu conhecer Portugal!
Oi Jéssica
Adoroooo esta parte dos posts em que você conta a história! Imagina estar no mesmo castelo que o Vasco da Gama chegou, que sensação mais surreal! Quero muito visitar o castelo quando for a Lisboa!
Que legal seu blog! Ainda não fomos a Portugal, se tudo der certo iremos esse ano e queremos muito ir ao castelo de São Jorge
Um lugar que estou ansiosa para conhecer e ver isso tudo de pertinho! Eu amei as dicas e já salvei aqui