fbpx

Já comecei o ano de 2020, visitando um dos lugares que mais tinha curiosidade de conhecer mas sempre ia adiando a visita. A Central Tejo, que antes era chamada de Museu da Eletricidade e depois que passou por obras, foi integrada ao Maat ( Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia) em 2016 e teve o nome alterado.

A Central Tejo foi a central termoelétrica que abastecia toda a região de Lisboa com energia elétrica. Foi construída em 1908 e o seu período de atividade produtiva foi entre 1909 e 1951.

O património deixado ao longo do tempo de actividade da Central é inegável. Foi a grande central de Lisboa e de Portugal até meados do século XX. O seu raio de acção chegava a toda a cidade e ao Vale do Tejo, iluminando ruas, casas e fornecendo energia as fábricas.

Sem ela, a história de Lisboa teria sido diferente. Foi a parte invisível da expansão e crescimento da cidade no século XX, a fundação da industrialização regional e da primeira linha férrea electrificada no país (Lisboa – Cascais).

Hoje na Central Tejo está uma exposição permanente chamada Circuito Central Elétrica, que apresenta maquinaria original, em perfeito estado de conservação, através da qual se conta a história desta antiga fábrica, bem como a evolução da eletricidade até às energias renováveis.

A Central está instalada num edifício que é um exemplar único da arquitetura industrial da primeira metade do século XX em Portugal. É uma imponente estrutura de ferro revestida a tijolo.

Como amante da Engenharia que sou, fiquei impressionada com toda a estrutura e o circuito apresentado, as descrições de como os trabalhadores faziam as máquinas funcionarem e o caminho que a água e a energia faziam pela cidade.

Esse é um dos museus que a visita mais vale a pena, é bom para quem gosta de entender como as coisas funcionam.

A Central Tejo fica na Avenida Brasília em Belém. E a dica valiosa aqui é: No primeiro domingo do mês a entrada é gratuita. Nos outros dias o valor de entrada é de 5€.

A fonte utilizada para esse artigo foi o site oficial do Central Tejo.

Tem alguma dúvida ou sugestão pra acrescentar? Deixe seu comentário aqui abaixo e siga a nossa página lá no Facebook e no Instagram!

Até o próximo post! 😉

0

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com

Assine nossa newsletter!

Nunca mais perca um post e fique por dentro de todas as novidades do blog.

Atualmente em:

Lisboa - Portugal
siga @tasaver.pt