Por causa do blog sempre vou conhecer os lugares que ainda não tinho ido para mostrar aqui pra vocês e o Cristo Rei é um desses!
O Cristo Rei é um santuário dedicado ao Sagrado Coração de Jesus, que fica em Almada!
E junto com o Santuário de Fátima e Santiago da Compostela, formam o triângulo de Ouro dos peregrinos da Península Ibérica!
No Cristo Rei você pode contemplar a belíssima ponte 25 de Abril, ver o shopping das Amoreiras, Belém, o Castelo de São Jorge e a Praça do Comércio!
Isso tudo porque é no Cristo que você tem um miradouro 360º de Lisboa!
E nos dias bons da pra ver até o Castelo de Sintra!
O monumento foi erguido a 215 metros acima do nível do mar, o Cristo Rei é um dos pontos de visita obrigatória, um monumento indissociável da imagem de Almada.
E o mais curioso é o porque dele ter sido construído! Vejam só: O Cristo Rei foi erguido como agradecimento por Portugal não ter entrado na II Guerra Mundial.
O Cristo foi erguido com os braços abertos voltado para Lisboa por uma razão simbólica: ao estar de braços abertos para a capital, todo o mundo português estaria dentro do abraço de Deus.
Ah e é claro que o Cristo Rei, foi inspirado no nosso Cristo Redentor.
Em 1934, o Cardial Patriarca de Lisboa, Dom Manuel Gonçalves Cerejeira, visitou o Rio de Janeiro e ficou inspirado a construir um monumento parecido em Portugal.
Segundo, o Dom Manuel Cerejeira, o Cristo Rei é o símbolo nacional da paz.
Após ter idéia aceita em Portugal, todos os Bispos do país se uniram para conseguir a proclamação oficial da obra. O Cristo foi inaugurado 25 anos depois, em 1959.
Anos depois, em 1984, foi aprovado a construção de um edíficio de acolhimento do Santuário. É um local em que hoje funcionam a reitoria, a administração e possui uma capela, onde são realizadas reuniões e exposições.
Para chegar ao Santuário pode-se ir de carro, o local tem estacionamento ou de transporte público.
Quem for de transportes, tem que pegar o barco na estação de Cais do Sodré com o sentido para Cacilhas (Almada), ao chegar em Cacilhas, é preciso pegar o ônibus 101 que para na entrada para o santuário.
A entrada no miradouro é gratuita. Para mais informações, clique aqui.
Quer saber mais sobre um outro lugar que é pouco conhecido pelos turistas? Clique aqui.
Me conta o que achou de saber mais desse monumento tão cheio de significado? Vocês já conhecem?
Até a próxima!
Nossa! Não fazia nem idéia que existia um cristo grande é santuário em Lisboa! Que legal! Mais um ponto turístico pra conhecer nesta cidade linda!
Nunca tinha ouvido falar, aqui no seu blog descubro cada cantinho incrível! Gosto muito das dicas fora da rota turística, parabéns pelo post!
Não conhecia! Isso é o bacana dos Blogs de viagem: nos apresentam sempre um mundo novo@
Em setembro vou conhecer Portugal e essa é mais uma dica preciosa anotada com carinho. Amo ver as cidades do alto. Amei as informações.
Esse Santuário deve ser lindo demais! Deve dar uma paz enorme visitá-lo! Já tive a oportunidade de ir até Fátima e fiquei interessada em concluir o “triângulo de ouro da Península Ibérica” como vc disse!
Que lugar lindoooo! E adorei o significado de sua construção, motivo mais do válido
Nunca tinha ouvido falar e adorei
Estou indo para Portugal nos próximos dias e amei sua dica. Valeu e parabéns pelo post
De Lisboa, era só atravessar a ponte? e eu não fui lá??? ou é mais longe? preciso voltarrrrrrrr 🙁 🙁