Com o aumento dos casos do Covid e as internações, os pedidos de doadores de sangue aumentaram também. Procurei saber como é para doar sangue em Portugal e reuni as informações necessárias para que possamos fazer a nossa parte e ajudar doando a dádiva de sangue, como é chamado aqui em Portugal.
O que é preciso para doar?
Para doar sangue em Portugal você precisa ir até um Centros de Sangue e Transplantação de Lisboa ou serviços hospitalares com recolha de sangue. Os endereços e contatos estão nesse site.
É preciso levar um documento de identificação com fotografia, fazer um cadastro. Em seguida, será avaliado por um médico para confirmar que poderá doar sangue.
Você, também, pode aproveitar esse cadastro para se inscrever para ser um doador de medulas.
Informações úteisNo momento da doação, será colhido em torno de 450ml de sangue. Você poderá solicitar o Cartão Nacional de Dador de Sangue. Esse cartão prova que a pessoa é doadora de sangue e possui isenção de taxas moderadoras quando usar o Serviço Nacional de Saúde.
Foi criado uma forma de reconhecer quem doa sangue com medalhas e diploma de dador de sangue: Diploma para 10 doações, Medalhas para 20, 40, 60 e 100 doações. E cada medalha é acompanhada de um certificado emitido pelo Ministro da Saúde.
Portugal cumpre a legislação europeia de doação de sangue. E a venda de sangue é proibida por lei, você sabia?
Desejo que esse post toque o coração de quem ler e que possamos nos colocar no lugar do próximo e sermos solidários. Essa é uma ação tão linda e simples que ajuda a salvar vidas!
Já doou sangue? Comenta aqui como foi sua experiência.
Tem alguma dúvida ou sugestão pra acrescentar? Deixe seu comentário aqui abaixo e siga a nossa página lá no Facebook e no Instagram!Até a próxima!
Deixe um comentário