fbpx

Fui passar um fim de semana no Porto, e então finalmente conheci a cidade. Fiz um passeio verdadeiramente tranquilo e divertido. A cidade é linda, o clima de inverno por sorte não estava rigoroso, e eu adorei cada minuto que estive por lá.

Em uma ligeira contextualização, o Porto está localizado no Norte de Portugal, é uma região de clima mais frio, e carrega muita tradição portuguesa. Diferentemente da capital portuguesa, o Porto ainda não é uma cidade tão urbana, o ritmo por lá costuma ser mais calmo, e a cidade é tão pequena que os pontos turísticos se mesclam facilmente com os locais mais regionais e frequentados pelos locais.

Enquanto aproveitava o Porto, eu organizei um pequeno roteiro de fim de semana para servir de dica e guia para quem desejar conhecer os encantos desta cidade. Irei separar os artigos em duas partes, e neste você confere o dia de sábado.  

Passeio em Foz

Esteja frio ou calor, um passeio próximo do mar é sempre agradável para mim, portanto no meu primeiro dia decidi pegar um elétrico e visitar a zona de Foz, que está na margem litorânea do Porto. O passeio para Foz pode ser breve, sem ocupar muito tempo do seu dia, entretanto agrega muito para conhecer um pouco mais da região. Por lá há praças com belos jardins, parquinhos para crianças, e diversos cafés e padarias com esplanada por perto.

Para chegar até Foz é possível pegar o elétrico na paragem Infante, próxima do Rio Douro. A viagem dura cerca de 15 minutos, o custo de ida e volta fica por 6 euros, e o pagamento pode ser feito com cartão.

Caminhei à margem do mar, e ao meio do passeio parei em um café para comer uma torrada e tomar um chocolate quente. Um dos aspectos que mais me chamaram a atenção no Porto é a simpatia e cordialidade do povo, notável até mesmo numa breve pausa para o café.

Eu recomendo que façam este passeio durante a manhã pois costuma estar sempre cheio de turistas, e durantes as manhãs a fila para o elétrico até Foz é menor. Dica: durante a volta, tentem sentar ao lado direito do elétrico para uma bela vista do mar no caminho todo.

Endereço da paragem do elétrico:
Infante
Rua de São Francisco, Vila Nova de Gaia

Refeição

Um dos pratos mais típicos da região do Porto são as francesinhas. A francesinha consiste em dois pães de forma grossos que são recheados com linguiça, salsicha, fiambre, e bife bovino, depois é coberto por queijo e levado ao forno até derreter, e por fim leva o molho tradicional da francesinha e um ovo frito por cima.

Para provar este famoso prato, eu escolhi o restaurante Francesinha Al Forno da Baixa pois eles possuem um menu vegano com quatro variedades de francesinhas e, como sou vegetariana, não comeria a francesinha da forma mais tradicional, sendo assim eu precisava de uma alternativa sem carne.

Segundo a garçonete, as francesinhas veganas mais requisitadas são as de Tofu e de Tempeh. A que eu pedi foi a de Tofu e estava realmente deliciosa. O preço foi de 8,70 euros. Há variados sabores das francesinhas não veganas também, e todas são igualmente por volta dos 8 euros.

Endereço:
Rua do Almada, 160, Baixa, Porto

Pôr do Sol no Jardim do Morro

O Jardim do Morro fica localizado no município Vila Nova de Gaia, mas é só atravessar a tão conhecida Ponte Luís I que chegamos lá. Do jardim, temos uma vista panorâmica deslumbrante da cidade do Porto.

No final da tarde, aconselho assistir ao pôr do sol neste jardim, a paisagem é linda, há artistas de rua tocando músicas por lá, e é um ótimo momento para um piquenique relaxante enquanto vemos o dia virar noite e as luzes da cidade irem se acendendo lentamente na escuridão.

O local rende lindas fotografias da cidade do Porto, além de ser o programa ideal para uma pequena pausa durante a tarde caso precise repor as energias de um dia cansativo de passeios.
Endereço:
Avenida da República, Vila Nova de Gaia

Este foi o meu roteiro do dia de sábado. Gostaram das sugestões?

O dia de domingo irá trazer mais curiosidades e dicas gastronômicas!

Para informações adicionais sobre o Porto, visite o site da Câmara Municipal do Porto clicando aqui.

1

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com

Assine nossa newsletter!

Nunca mais perca um post e fique por dentro de todas as novidades do blog.

Atualmente em:

Lisboa - Portugal
siga @tasaver.pt