Eu fui convidada a fazer um tour personalizado com o pessoal do Portugal Afora, e um dos lugares que conheci foi o Forte de São Filipe. E preciso te dizer se você ainda não conhece o trabalho do Portugal Afora, clique aqui e conheça já.
O Forte de São Filipe ou Castelo de São Filipe, é um Monumento Nacional desde 1933 e fica em Setúbal. De lá é possível ver uma das vistas mais bonitas do estuário do Rio Sado e a Península de Tróia.
O Forte de São Filipe foi construído durante a ocupação espanhola, com início em 1582, no reinado de Filipe I. E foi inspirado no Castelo de São Telmo, que fica em Nápoles, Itália.
O forte foi construído com o objetivo de reforçar a defesa de Setúbal contra a pirataria, já que desde o reinado de D. Afonso IV, por volta de 1350, a construção das primeiras defesas da cidade.
Com a restauração da independência, em 1640, D. João IV manda ampliar as defesas e a sua adaptação ao uso de artilharia. No século XIX um incêndio destruiu a casa do comando.
Já no século XX, a Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, fez obras de restauro e o forte foi adaptado para funcionar como pousada, sendo incluído no programa das Pousadas de Portugal. Foi aberto ao público em 1965.
Com atividade suspensa desde 2014, devido a instabilidade da encosta, a Pousada de Setúbal vai ser recuperada e duplicar a sua capacidade.
Na pousada funciona um café, e é possível percorrer o forte e apreciar a vista e também visitar a Capela de S. Filipe, totalmente revestida a azulejos azuis e brancos e com imagens da vida de São Filipe, assinadas pelo azulejista Policarpo de Oliveira Bernardes, em 1736.
Aproveita esse verão maravilhoso para dar um volta por Setúbal e conhecer mais da cidade que é conhecida pelo seus vinhos e pratos típicos de choco.
Quer saber mais sobre onde fui com o Portugal Afora? Clique aqui.
Até a próxima! 😉
Deixe um comentário