fbpx

Vocês já sabem que Lisboa é uma cidade extremamente rica em cultura, arte e patrimônio cultural, né? E hoje eu quero falar pra vocês sobre alguns dos principais Monumentos em Lisboa, te apresentar um pouquinho sobre cada um deles e te convencer a sair por aí pra explorar!

Não deixe de ler o post até o final, porque tem uma dica para quem é residente em Portugal e quer conhecer cada vez mais os monumentos em Lisboa gastando menos dinheiro. Assim você já poupa para comer uns pastéis de nata ou beber umas imperiais! 😉

Torre de Belém

Tem como começar o artigo por outro monumento que não seja ela?

Com toda a sua beleza e imponência, a Torre de Belém é o ícone da capital portuguesa, um dos cartões postais mais valorizados da terrinha e merece a sua visita, seja você turista ou residente.

A Torre de Belém é Patrimônio Cultural da Humanidade (UNESCO) desde 1983 e visitá-la significa conhecer um pouco mais da história de Portugal. É possível fazer um passeio pelo interior da Torre, com duração média de 30 minutos, cujos bilhetes são comprados na hora, diretamente no local de acesso.

Padrão dos Descobrimentos

Esse monumento fica bem pertinho da Torre de Belém e é uma homenagem aos mais reconhecidos protagonistas das navegações à época dos Descobrimentos, como navegadores, cartógrafos, artistas, cronistas e outros.

Além de o monumento em si ser bastante interessante, ele está situado bem a beira do Tejo, com uma magnífica vista para o rio, para a Ponte 25 de Abril e para o Cristo Rei.

Mosteiro dos Jerônimos

Considerado uma obra-prima da arquitetura tradicional portuguesa, o Mosteiro dos Jerônimos também é classificado como Patrimônio Mundial da UNESCO e chama a atenção pela sua incrível fachada, que tem mais de 300 metros, composta em partes por imagens de muitos santos importantes para a cultura portuguesa, como Santa Maria de Belém, Arcanjo São Miguel e outros.

Esse monumento também fica nas proximidades da Torre de Belém, e no roteiro de Lisboa em 3 dias você pode conferir como conhecê-lo no mesmo dia em que consegue visitar outros monumentos e pontos turísticos. 

Palácio Nacional da Ajuda

Esse palácio, que já foi residência da corte real durante o período de monarquia em Portugal e uma das suas principais atrações é o seu grande acervo de mobiliário, ourivesaria, joalharia, pinturas, cerâmica e outros tantos tipos de patrimônio artístico e cultural.

Uma curiosidade sobre ele é que foi edificado para atender a um receio do Rei Dom José I, que angustiado com o recente terremoto ocorrido em Lisboa, ordenou que construíssem o que hoje é o Palácio Nacional da Ajuda, de modo que tivesse um lugar seguro para viver com sua família.

Praça do Príncipe Real

Está nas proximidades do Bairro Alto e compõe um cenário bem pitoresco. Contém o Jardim do Príncipe Real, que é ótimo para uma caminhada ao ar-live ou para um momento de descanso com belas vistas.

Aos fins de semana a Praça do Príncipe Real recebe feiras de artesanato, que somado ao restante contexto de vivacidade, faz do lugar uma ótima opção para você visitar com os amigos ou em família.

Elevador de Santa Justa

Esse é um monumento muito importante para a história da capital portuguesa. O Elevador de Santa Justa, que é também chamado de Elevador do Carmo, foi construído para atender uma demanda de transporte público e faz a ligação entre o Bairro Alto e a Baixa de Lisboa.

Atualmente, ele é um ponto turístico muitíssimo frequentado e tem como atrativo o charme de sua arquitetura gótica e além disso o espaço de observação (miradouro) que oferece uma incrível vista de toda a região da Baixa, do Tejo e de vários outros pontos de Lisboa.

Castelo de São Jorge 

Construído na colina mais alta do centro histórico de Lisboa, a visita ao Castelo de São Jorge proporciona mais do que a experiência cultural e histórica do castelo em si, porque a vista que o local oferece de Lisboa e do estuário do Tejo.

A parte interna do castelo funciona como museu e você com certeza conhecerá muita coisa legal sobre a história de Lisboa e de Portugal em geral.

Panteão Nacional

O Panteão Nacional é classificado Monumento Nacional e presta homenagem a alguns ilustres personagens que compõe a história de Portugal, de maneira que no seu interior estão os túmulos de várias dessas personalidades.

A decoração dele, nos moldes da arquitetura barroca portuguesa, é um atrativo a parte e ele também possui uma linda vista sobre Lisboa e o Tejo.

Praça do Comércio

Também chamada de Terreiro do Paço, essa praça que fica na região da Baixa de Lisboa é uma das maiores da Europa e também a mais icônica praça da capital portuguesa. Os prédios e edifícios que circundam a praça eram ocupados por repartições públicas, e hoje ainda mantém alguns departamentos governamentais, mas também muitos restaurantes, cafés, hotéis e até o Museu da Cerveja está ali nessa praça.

É um ótimo ponto de partida para um roteiro em Lisboa, porque ali nas redondezas estão várias coisas super legais para se conhecer.  E ah, o pôr-do-sol à beira-rio dessa praça é espetacular!

Arco da Augusta 

Esse monumento está mesmo na praça do Comércio (na parte Norte) e seu nome completo é Arco do Triunfo as Rua Augusta (eu descobri isso outro dia, inclusive! Rs).

Além da beleza do monumento em si, desde 2013 é possível acessar o topo do Arco, que é também um incrível miradouro em Lisboa e tem uma vista bem legal da praça do Comércio, do Castelo de São Jorge e da bela região da Baixa de Lisboa em geral.

Agora, a dica do Tás a Ver para você, que vive em Portugal e quer conhecer a maioria ou todos esses Monumentos em Lisboa: sabia que um grande número de monumentos e museus oferece acesso gratuito aos residentes (tem que residir legalmente) em Portugal aos domingos e feriados, até as 14h? Pois é! É só apresentar o documento de identificação (título de residência ou cartão de cidadão) e aproveitar.

Ah, se você assina a nossa newsletter você tem acesso e pode baixar para o seu celular e ter sempre à mão o Infográfico desse tema, que indica os monumentos, apresentação e os valores

Bom passeio e bom proveito das dicas a todos vocês! Não esquece de marcar o Tás a Ver durante as suas visitas, caso faça stories ou fotos bem lindas. Vou adorar saber o que vocês andam conhecendo por aí.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com

Assine nossa newsletter!

Nunca mais perca um post e fique por dentro de todas as novidades do blog.

Atualmente em:

Lisboa - Portugal
siga @tasaver.pt