Dia 10 de Junho é o dia de Portugal e é feriado nacional. Então como não podia deixar de ser, vim contar pra vocês a história por trás desse feriado.
Nesse dia é celebrado o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas em um cerimônia que acontece já a 41 anos na cidade de Portalegre.
Onde a bandeira de Portugal é hasteada numa celebração em que a comunidade política de Portugal se faz presente.
Este, também, é o dia da Língua Portuguesa e do cidadão nacional.
O feriado é comemorado no dia da morte do poeta Luís Vaz de Camões, autor do livro Os Lusíadas, que faleceu em 1580.
Para comemorar o Dia de Portugal as celebrações vão desde desfiles a demonstrações militares.
O dia 10 de Junho foi estipulado como feriado, após a implantação da República a 5 de Outubro de 1910.
Durante o regime ditatorial do Estado Novo em 1933 até à Revolução dos Cravos de 25 de Abril de 1974, o dia 10 de Junho era celebrado como o “Dia da Raça: a raça portuguesa ou os portugueses”.
Já contei a história da Revolução dos cravos aqui.
Para mudar esse sentido de raça e como Camões foi uma figura muito importante associada aos Descobrimentos, aproveitaram a data de sua morte para celebrar os territórios coloniais e o sentimento de pertencimento a uma grande nação espalhada pelo mundo, com uma raça e língua em comum.
É o primeiro feriado que foi dedicado a algo relacionado a Cultura e não a algo político.
Segundo o Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, em 2020 as comemorações serão na Ilha da Madeira e com uma possibilidade de ser até na África do Sul, futuramente.
“Não podemos esquecer que Portugal é passado, é Camões, é presente e futuro das comunidades portuguesas e, sendo futuro, é inovação.” Marcelo Rebelo de Sousa.
Eu admiro muito como Portugal comemora sua cultura e tem orgulho dela. Como cada momento é celebrado, principalmente, nessa semana de Junho em que comemoram o dia de Portugal e o dia do Santo António.
Conto pra vocês sobre o feriado dos Santos, aqui.
Me conta o que vocês acham disso? Tem a mesma opnião que eu? Vou adorar conversar com vocês sobre isso!
Até a próxima.
Deixe um comentário