
Fiquei curiosa em saber porque Lisboa é Lisboa e você já quis saber também?
Olisipo, Ulisippo, Olisipona esses são alguns nomes que a cidade de Lisboa já teve, enquanto os romanos e árabes dominavam a cidade. Você sabia?
Segundo os historiadores, Lisboa foi fundada em 1200 a.C. pelos Fenícios, já que foram encontrados vestígios arqueológicos nas encostas do Castelo de São Jorge. O nome era “Olisipo” que deriva de “Allis Ubbo” ou “Porto Seguro” em fenício.
Ainda existe a lenda de que Olisipo foi o nome criado pelo herói grego Ulisses, segundo Estrabão, um historiador e filosófo grego, Ulisses teria fundado em local incerto da Península Ibérica uma cidade chamada Olisipo.
O nome foi alterado pelos gregos mais duas vezes: “Olissipona” e depois “Oliosipon”.

No Séc. VI a cidade foi tomada pelos Visigodos que deram o nome de Ulishbon. No Séc.VIII foi conquistada pelos Mouros, que deram nomes árabes para a cidade: Aschbouna, Al-Ushbuna ou Al-Lishbuna.
Em 1147, o Dom Afonso Henriques I reconquistou a cidade. Desde essa época o nome grego “Olissipona” foi sendo modificado de acordo com o povo que morava na cidade, passando por: Lisipona, Lisibona, Lisbona, Lixbona, Lixboa. Eu acredito que o x seja da força do sotaque português.
Também é muito comum abreviar Lisboa e usar o Lx para falar da cidade e os nascidos em Lisboa, são chamados popularmente de Alfacinhas, isso porque existiam hortas nas colinas da primitiva cidade de Lisboa. Interessante não é?
E uma curiosidade, a palavra “alface” vem do árabe, o que indica que o cultivo da planta começou com a ocupação da Península Ibérica pelos Muçulmanos. E diz a lenda que quando a cidade era alvo de invasões, o alface era o principal alimento dos moradores da cidade.
Gostaram da origem do nome?
Tem alguma dúvida ou sugestão pra acrescentar? Deixe seu comentário aqui abaixo e siga a nossa página lá no Facebook e no Instagram!
Até a próxima! 😉
Deixe um comentário