fbpx

Vamos desmitificar mais um assunto, o temido Recibo Verde.
O Recibo verde é a fatura emitida pelos trabalhadores independentes em Portugal.

Sabe porque chama Recibo Verde?

O termo é desde a época em que eram cadernetas de recibos verdes e agora são recibos eletrônicos emitidos através do Portal das Finanças

Algumas empresas procuram por trabalhadores independentes, que são como prestadores de serviço, para que não tenham que se preocupar com os gastos e obrigações de uma contratação.

Como ter o recibo verde?

Para emitir o Recibo Verde, você precisa abrir atividade como trabalhador independente nas Finanças, de acordo com a categoria em que trabalhará e dizer uma estimativa de quanto ganhará por ano.

Quais os direitos de um trabalhador independente?

O trabalhador independente tem direito aos 12 primeiros meses de isenção de contribuições para a segurança social.

A contribuição para a Segurança Social por parte dos recibos verdes é calculada tendo em conta apenas 70% do rendimento. A taxa aplicável a recibos verdes é 21,4%. Além disso, é preciso entregar declarações trimestrais à Segurança Social em janeiro, abril, julho e outubro de cada ano.

Como funciona com o IVA?

Fique atento ao IVA, que é o imposto que precisa pagar as finanças mensalmente ou trimestralmente.

Se receber anualmente menos de € 12.500 não tem de cobrar IVA aos clientes. Ao passar o recibo verde, apenas tem de inserir o valor do preço do serviço prestado. Se passar desse valor, é preciso cobrar o IVA aos seus clientes em cada recibo que emitir.

Uma dica muito importante: Haja o que houver não fique devendo para as finanças. Os juros são altos e mesmo com um atraso, a Finanças já começa um processo para te cobrar que pode até mesmo ir para a justiça e bloquear o seu salário.

A desvantagem para quem trabalha a Recibo Verde é que não tem direito a férias, subsídio de férias ou natal e subsídio de alimentação.

Tem alguma dúvida ou sugestão pra acrescentar? Deixe seu comentário aqui abaixo e siga a nossa página lá no Facebook e no Instagram!

Até a próxima! ?

0

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com

Assine nossa newsletter!

Nunca mais perca um post e fique por dentro de todas as novidades do blog.

Atualmente em:

Lisboa - Portugal
siga @tasaver.pt