Quem mora em Lisboa ou já esteve de passagem pela cidade, sabe como a Rotunda Marquês de Pombal é o principal ponto de circulação da cidade.
É onde a Avenida da Liberdade e a Avenida Fontes Pereira de Melo se encontram, e o metro da linha azul cruza com o metro da linha amarela.
Onde circulam os principais autocarros da cidade, e além disso é de frente para o Parque Eduardo VII, onde acontece feiras, festivais e é a parada principal dos autocarros de turismo de Lisboa.
O monumento que fica no centro da Rotunda Marquês de Pombal foi inaugurado em 1934, em homenagem a Sebastião José de Carvalho e Melo, o Marquês de Pombal.
E foi planejado pelos arquitetos Adães Bermudes e António de Couto com a colaboração de Francisco dos Santos, Simões de Almeida e Leopoldo de Almeida, que trabalharam nas esculturas.
O monumento tem estátuas e esculturas com simbologias bem diferentes e que acima de tudo representam momentos vívidos pelo Marquês de Pombal devido seu trabalho para a realeza.
É um pedestal em pedra trabalhada com 40 metros de altura e o chão ao redor do monumento é feito de pedras em mosaico, formando um desenho de embarcação.
No topo do monumento está o Marquês de Pombal, olhando para a Baixa, o bairro que ajudou a reconstruir. Ao seu lado está um leão, representando a força da realeza.
No meio está representada Marianne, segurando uma espécie de touca (barrete frígido) sobre a cabeça, que simboliza a liberdade. E nas laterais da escultura de Marianne, está representado as quinas das proas dos Navios que simbolizam a Nação.
No intermédio é a representação da agricultura e a pesca. E atrás do monumento, de costas para o Marquês de Pombal, está Minerva, a deusa da Ciência, da Indústria e da Arte.
Na base do pedestal e ainda mais importante está representada a reforma da Baixa e o busto dos colaboradores do Marquês.
Foi na Rotunda Marquês de Pombal que a Proclamação da República Portuguesa foi declarada em 5 de Outubro de 1910.
E no subterrâneo da rotunda, existe o Túnel do Marquês, que liga a Avenida Fontes Pereira de Melo a autoestrada A5.
Eu sou muito impressionada com a perfeição de cada escultura e como simbolizam tão bem a história que se propuseram a contar.
O que vocês acham de todo esse patriotismo? Eu confesso que adoro. Como resultado disso temos a história de Portugal muito bem representanda não só neste monumento, como em muitos outros espalhados por toda a Lisboa e pelo país.
Gostaram desse post? Me conta o que tem achado das apresentações que tenho feito da cidade pra vocês?
Até a próxima 😉
Que praça linda, é incrível como obras gigantes assim, foram feitas anos atras, sem maquinário e a tecnologia de hoje!, Quando for a Lisboa vou conhecer!!
Eu também fico pensando isso! Imagina o que não fariam se tivessem toda a tecnologia de hoje?
Acho maravilhoso poder conhecer um pouco da Arquitetura e da Cultura de Portugal. Importantíssimo este patriotismo, honrar e preservar a memoria historica de um país, para as gerações vindouras é essencial. Fiquwi impressionada com a riqueza de detalhes do monumento!
Adorei seu post!!
Abraços,
Alessandra Ramos
✩ Glamour N’ Nails ✩ Instagram @glamournnails ✩
Obrigada! Muito feliz em saber que o objetivo está sendo alcançado, passar pra vocês toda a história por trás dessa cidade!
Muito bonito o Rotunda Marquês de Pombal quantos detalhes magníficos que o monumento tem, lindas as fotos, eu fico admirada só de ver, muito bom conhecer um pouco dessa cidade, bjs.
Obrigada! Eu tambmém fico impressionada! Adoro as histórias que ter por aqui!
Uau que lindo meu sonho é conhecer Lisboa, entao ja viu que amei o post neh!!!
Um dia vc consegue realizar esse sonho!