fbpx

Vir para Portugal ou até mesmo morar aqui e não fazer um roteiro em Sintra é impossível. Um passeio pela charmosa vila é obrigatório e não só porque fica muito próximo de Lisboa, mas pela sua história e belezas encantadoras.

Sintra exerceu uma influência considerável sobre o desenvolvimento da arquitetura romântica europeia, no Séc. XIX, o que se reflete na construção dos palácios. Desde 1995, a Vila é considerada Patrimônia Cultural da Unesco.

Sintra é o segundo munícipio mais populoso de Portugal, seguido de Vila Nova de Gaia, Porto, Cascais, Loures, Braga, Matosinhos, Amadora, Almada e Oeiras.

Sintra tem muita opção do que fazer e a visita aos monumentos não é rápida, o ideal é separar dois dias para seguir esse roteiro em Sintra.

Palácio da Pena

O Palácio da Pena fica localizado no ponto mais alto de Sintra e foi eleito uma das 7 maravilhas de Portugal, em 2017. Foi o primeiro palácio da Europa construído no estilo arquitetônico romântico.

Antes de ser o tão famoso palácio dos dias de hoje, era um convento, que ficou em ruínas após o terremoto de 1755. Porém, em 1838, em uma passagem por Sintra, o Rei Fernando II de Portugal, se apaixonou pela cidade e comprou o convento. O Objetivo era construir a sua casa de verão.

Após a morte do Rei Fernando II, a coroa portuguesa comprou o palácio e o transformou em um patrimônio nacional português. No reinado de Carlos I de Portugal, a Família Real ocupou o palácio, era a residência predileta da Rainha D. Amélia, era onde recebiam as visitas oficiais de monarcas.

O Palácio da Pena só passou a ser um museu, após a implantação da República, e hoje, é administrado pela companhia, Os Parques de Sintra.

Preço: 14 euros (adultos) / 12,50 euros (crianças e idosos). Compre seu ingresso aqui!

Castelo dos Mouros

Foi construído no Séc. X, após a conquista dos mulçumanos da Península Ibérica, possui uma vista íncrivel da cidade ao oceano. O castelo é constituído por muralhas e torres que fazem parte de uma planta orgânica, o que significa que o castelo foi construído de uma forma adaptada ao terreno.

Dentro do castelo, estão as ruínas da Igreja de São Pedro de Canaferrim. Foi a primeira igreja paroquial de Sintra, construída no Séc. XII.

Preço: 8.00 euros (adulto) / 6,50 euros (crianças e idosos). Compre seu ingresso aqui!

Palácio de Monserrate

É um dos palácios que mais gosto de Sinta. Foi re-construído no Séc. XIX, após a propriedade ser adquirida por Francis Cook, que por causa da obra e por construir escolas em Sintra, Francis recebeu o título de Visconde de Monserrate.

O Palácio possui influências góticas, indianas, mouriscas. Os jardins receberam espécies vindas de todo o mundo e foram organizados por áreas geográficas: Jardim do México, Jardim do Japão, são alguns exemplos. Existe, também, um gramado extenso em frente ao Palácio que te convida a descansar durante a visita.

Preço: 8.00 euros (adulto) / 6,50 euros (crianças e idosos). Compre seu ingresso aqui!

Quinta da Regaleira

A Quinta da Regaleira é um dos mais surpreendentes monumentos de Sintra. É muito fácil se perder por um dia nela. Foi construída entre 1904 e 1910, no derradeiro período da monarquia.

A quinta possui 4 hectares e foram construídos nela: um palácio, rodeado de luxuriantes jardins, lagos, grutas e construções enigmáticas, lugares estes que ocultam significados alquímicos, como os evocados pela Maçonaria, Templários.

A arquitetura possui as referências: romântica, gótica, manuelina e renascentista.

Preço: 10.00 euros (adulto) / 5€ euros (idosos). Crianças até 5 anos nã pagam. Compre seu ingresso aqui!

Palácio Nacional de Sintra

O Palácio da Vila, como também é conhecido, foi um dos palácios reais portugueses. Nele você vai encontrar exemplares de vários estilos arquitetônicos, como gótico, medieval, renascentista, manuelino e românico.

Preço: 10.00 euros (adulto) / 6,50 euros (crianças e idosos). 

Palácio de Queluz

O meu Top 1 dos Palácios Portugueses e de Sintra. Foi onde Dom Pedro I viveu enquanto estava em Portugal e possui a sua história totalmente ligada a do Brasil.

Aqui, no Tás a Ver, já tem um post só sobre esse Palácio, confira aqui.

Como chegar

Sintra fica a 30 Kms de Lisboa e é muito fácil chegar com as opções de comboio da CP Portugal. A passagem tem o valor de 4,70€ (ida e volta), mas quem tem o passe do transporte pode usar tanto no comboio, quanto nos autocarros que levam a porta dos monumentos.

Todos os links para compra de ingressos ou reserva de hospedagem são links de parceiros do blog. Você não paga nada a mais por isso e ainda me ajuda a manter o Tás a Ver.

Tem alguma dúvida ou sugestão pra acrescentar? Deixe seu comentário aqui abaixo e siga a nossa página lá no Facebook e no Instagram!

Até o próximo post! 😉

0

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com

Assine nossa newsletter!

Nunca mais perca um post e fique por dentro de todas as novidades do blog.

Atualmente em:

Lisboa - Portugal
siga @tasaver.pt