Olá! O post de hoje é para os viajantes que são muito ligados em cultura e arte. Se no seu roteiro de viagem sempre tem espaço para uma sessão de teatro, uma apresentação musical ou um espetáculo local, você vai adorar conhecer essa lista de alguns dos mais importantes Teatros e Casas de Espetáculo em Lisboa.
Lisboa é uma capital sensacional para usufruir dessas coisas, e às vezes fica até difícil escolher uma opção ou saber o que é indispensável conhecer ou visitar. Como eu estou aqui exatamente para te ajudar a aproveitar ao máximo os seus momentos na capital portuguesa, achei que seria bom um post com algumas informações sobre alguns desses lugares, de modo a facilitar um pouco a sua escolha ou mesmo despertar a sua curiosidade em conhecê-los. Espero que você termine a leitura e corra pra comprar o seu ticket! 😉
A lista do post vai seguir a mesma ordem do Infográfico do Tás a Ver sobre o tema, e se você ainda não baixou o seu, para ter essa informação a apenas um clique de distância, essa é a hora! 😉
1- Teatro Nacional Dona Maria II
O primeiro da nossa lista é o Teatro Nacional Dona Maria II. Ele fica na Praça do Rossio, região da Baixa de Lisboa. Ele tem esse nome porque foi inaugurado em meio às comemorações pelo aniversário da rainha Maria II.
O prédio desse teatro é totalmente voltado ao estilo neoclássico e teve que ser reconstruído devido a um incêndio que o destruiu quase por completo. Atualmente, além dos espetáculos, ele conta com livraria, biblioteca/arquivo e um café bastante querido pelos amantes de teatro e literatura, o Café Garret.
2- Teatro Nacional de São Carlos
É uma ótima opção para os que curtem o universo da música clássica, de modo geral, já que ele se mantém como único que é voltado para a produção e apresentação de ópera e música coral e sinfónica, sendo a “casa” da Orquestra Sinfônica Portuguesa.
Com um prédio que impressiona pela bela arquitetura neoclássica, o Teatro Nacional de São Carlos, também agrega muito valor à comunidade por meio de atividades como o Festival ao Largo, em que ao longo de um mês apresentam diversos espetáculos no âmbito da música e das artes performativas.
3- O Teatro da Trindade
É um dos mais antigos teatros lisboetas e recebeu a Companhia Amélia Rey Colaço – Robles Monteiro de teatro, que estava sem espaço físico, devido ao incêndio ocorrido no Teatro D. Maria II, que eu contei pra vocês no item 1.
O Teatro da Trindade possui um património muito especial no quesito arqueologia, já que está aqui uma das salas mais conservadas ao estilo de teatro italiano, que com suas estruturas e maquinarias oferece uma acústica ímpar aos seus frequentadores.
4- O Teatro do Bairro
O Teatro do Bairro se difere dos outros teatros tão clássicos e históricos, já que foi inaugurado em 2011. Tem em sua localização, o emblemático Bairro Alto, um ponto interessante, tanto quanto o prédio que ocupa, que pertencia anteriormente a uma gráfica abandonada.
Esse teatro procura oferecer espaço para artistas ainda não conhecidos e/ou renomados, atores e musicastes que ainda estão se estabelecendo em suas atividade, de maneira que acaba por despertar o interesse do público mais alternativo e descolado.
5- O Teatro São Luiz
O Teatro São Luiz possui em sua história um triste fato em comum com o Teatro Nacional Dona Maria II: o seu prédio também foi atingido por um incêndio de grandes proporções. Esse trágico acontecimento implicou em 2 anos de atividades encerradas.
Paralelo a esse ocorrido, esse teatro teve sua relevância na sociedade portuguesa firmada, por, entre outros fatos, ter sido o segundo espaço (apenas o Real Coliseu fazia isso) a levar aos portugueses o cinema, com projeções de pequenos filmes todas as noites, nos intervalos da apresentação das peças em cartaz à época.
6- O Teatro Politeama
Também está situado na Baixa de Lisboa, essa região tão rica em cultura e representação da história portuguesa. O seu prédio possui inspiração francesa e está situado na Rua das Portas de Santo Antão, que no começo do século XX foi uma das ruas mais “fervilhantes” de Lisboa.
Sabe aquelas ruas que as vezes vimos em filmes de época, com carros, pessoas, música, moda e etc? Pois é. Atualmente o Politeama continua atraindo o público para suas instalações, alternando entre musicais e espetáculos no segmento do teatro popular.
7- Teatro Tivoli
O Teatro Tivoli além de seu imponente prédio construído em estilo neoclássico e com inspiração nos teatros franceses, conta ainda com uma localização muito privilegiada: está na lindíssima Avenida da Liberdade, bem no coração de Lisboa.
Seus jardins e os espaços de lazer remetem nossos pensamentos aos Campos Elísios e conferem ao Tivoli o charme do bulevar parisiense. A junção de todos esses fatores culminou com o reconhecimento deste teatro como Monumento de Interesse Público, em 2015.
Eu não sei vocês, mas eu ao escrever esse post tive vontade de ir a todos eles e apreciar um pouquinho da beleza e arte que cada um deles contém. Inclusive, se vocês forem em algum espetáculo ou evento em um desses, marquem o Tás a Ver ou deixem um comentário contando um pouco da sua experiência. Eu vou adorar saber!
Ah, todos esses teatros possuem sites e/ou páginas no Facebook em que se podem consultar informações importantes como a agenda de eventos, os horários, preços da bilheteira, endereço e outros detalhes. É sempre bom conferir individualmente cada opção, para evitar imprevistos e aproveitar o seu espetáculo ao máximo.
Lisboa tem muitos outros teatros e possivelmente vai rolar mais um post citando alguns outros, e caso vocês tenham alguma sugestão específica sobre esse assunto, ou algo interessante que vocês achem que mereça um post, já sabem né? Envie sua mensagem, comentário, direct para mim! =)
Deixe um comentário