Portugal é um país de tradição e se orgulha muito disso. Para explorar esse tema, quero falar sobre a tradição do Bacalhau em Portugal e reza a lenda que existem mais de 1000 formas de fazer o bacalhau, o que deixa a tarefa de escolher um preferido, uma missão quase impossível.
História do Bacalhau
Os primeiros a descobrir o bacalhau foram os vikings. Na época existia muita falta de sal, eles secavam o peixe ao ar livre, até endurecer, para depois ser consumido nas longas viagens que faziam.
O bacalhau foi uma grande novidade na alimentação, porque na época os alimentos estragavam pela precária conservação e tinham sua comercialização limitada. O método de salgar e secar o alimento, além de garantir a sua conservação mantinha todos os nutrientes e apurava o paladar. A carne do bacalhau ainda facilitava a sua conservação salgada e seca, devido ao baixíssimo teor de gordura e à alta concentração de proteínas.
Em 1510, Portugal e Inglaterra firmaram um acordo contra a França. Em 1532, aconteceram conflitos entre ingleses e alemães para decidir o controle da pesca do bacalhau na Islândia, que ficou conhecido como as “Guerras do Bacalhau”. Em 1585, outro grande conflito envolveu ingleses e espanhóis.
Para evitar esses conflitos, ao longo dos séculos, várias legislações e tratados internacionais foram assinados para regular os direitos de pesca e comercialização do peixe.
Atualmente, com a espécie ameaçada de extinção em vários países, como o Canadá, tratados internacionais de controle da pesca estão sendo revistos, com o objetivo de assegurar a reprodução e a preservação do bacalhau.
História Bacalhau em Portugal
Os primeiros relatos da pesca e da salga em Portugal, datam de meados do século XIV. Mas, foi durante a época dos Descobrimentos, já no século XV, que os portugueses motivados pela necessidade de encontrar produtos que resistissem às longas travessias marítimas, descobriram o peixe ideal em Terra Nova no Canadá, segundo os relatos, em 1497.
Existem registros de que em 1508 o bacalhau correspondia a 10% do pescado comercializado em Portugal. Já em 1596, no reinado de D. Manuel, se mandava cobrar o imposto da pescaria da Terra Nova nos portos de Entre Douro e Minho.
Hoje em dia, Portugal tem uma frota de 13 bacalhoeiros, que pescam nas águas da Terra Nova, da Noruega e de Svalbard. Os países para onde Portugal mais exporta bacalhau, são o Brasil (que compra 40% das exportações), França, Angola e Itália.
O bacalhau é vendido em várias modalidades: seco e salgado, demolhado e ultracongelado, fresco e até em conserva.
O bacalhau é de fácil digestão, possui uma elevada riqueza em proteínas de alto valor biológico, de minerais como o iodo, fósforo, sódio, potássio, ferro, ómega 3 e cálcio e de vitaminas do complexo B. É considerado um peixe magro.
Uma curiosidade: Em Ílhavo, uma cidade próxima a Aveiro, existe um museu marítimo que faz uma rota sobre Bacalhau. E todos os anos, em Agosto, acontece um festival do bacalhau nessa cidade.
Agora, não posso deixar de contar as principais receitas que são feitas com Bacalhau em Portugal.
1 – Bacalhau à Lagareiro
Lagareiro, vem de largar direto na mesa. É um prato regado em azeito e alho, e vem acompanhado de batatas cozidas.
2 – Bacalhau à Brás
No Bacalhau à Brás o peixe é desfiado e misturado com batata palha, cebola, ovo, azeitona, azeite e salsa picada. A receita foi criada em Lisboa, por um taberneiro do Bairro Alto chamado Brás.
3 – Bacalhau à Gomes de Sá
A receita original propõe que o bacalhau seja cortado em pequenas lascas amaciadas em leite por cerca de 2h, para depois ser cozido com leite, alho, cebola, azeitonas pretas e ovos cozidos. José Luís Gomes de Sá Junior, foi o criador dessa receita que recebeu o seu nome.
4 – Bacalhau com Natas
O Bacalhau às Natas é a combinação do peixe com natas e queijo. O prato é cremoso.
5 – Bacalhau Espiritual
O Bacalhau é feito com batata palha, cenoura, leite, ovos e farinha. Vai ao forno e polvilha-se com queijo. E é por ter toda essa mistura que se dá o nome espiritual, é preciso ter fé de que há bacalhau nesse meio todo.
6 – Bacalhau à Portuguesa
É um prato com bacalhau dessalgado, azeite, batata, cebola, pimentão verde, pimentão vermelho, pimentão amarelo, tomate-cereja, azeitona preta, tomilho, sal, ovo e pimenta-do-reino. Mistura tudo e tem mais uma versão do Bacalhau na mesa.
Saiba mais sobre a tradição do Pastel de Nata, clique aqui.
Qual é o seu favorito?
Tem alguma dúvida ou alguma sugestão pra acrescentar? Deixe seu comentário aqui abaixo e siga a nossa página lá no Facebook e no Instagram!
Até a próxima! ?
Deixe um comentário