Com o objetivo de mostrar o lado inspirador do país, um concurso realizado em 2017 elegeu as 7 maravilhas das Aldeias de Portugal. As oportunidades turísticas de Portugal vão muito além dos grandes centros urbanos e o olhar deste concurso foi exatamente a diversidade, tradição e encanto pelos cantos do país.
As aldeias eleitas foram separadas por categorias:
Aldeias Autênticas: Castelo Rodrigo
Castelo Rodrigo fica na entrada sul do Parque Natural do Douro. Foi fundada pelos Túrdulos 5 séculos antes de Cristo, ocupada pelos romanos e depois pelos mouros. Só em 1297 que foi registrada oficialmente como parte do território português.
No patrimônio da Aldeia está a Igreja de Nossa Senhora do Rocamador no séc. XIII para apoio aos peregrinos de Santiago de Compostela. Na sua visita, não perca as velhas muralhas, o Pelourinho quinhentista, a cisterna medieval e os vestígios da presença da comunidade de cristãos-novos.Aldeias Ribeirinhas: Dornes
Dornes é rodeada pelo Rio Zêzere e pelo lago de Castelo de Bode. No patrimônio da Aldeia está a Igreja de Nossa Senhora do Pranto que foi fundada pela rainha Santa Isabel em 1285, e a Torre de Dornes, a misteriosa e primeira torre Pentagonal Templária em Portugal, que foi construída pela Ordem dos Templários no início do século XIII.Não deixe de conhecer, também, o barco de madeira Abrangel, um barco de 3 tábuas, típico desta zona do rio Zêzere, que tem em Dornes o único estaleiro e mestre que ainda os constrói.
Aldeias de Mar: Fajã dos Cubres
O nome “Cubre” vem da planta com o mesmo nome que existe em grande abundância por ali. Antigamente na aldeia existia uma pequena povoação que foi completamente arrasada pelo terramoto de 9 de Julho de 1757. A Aldeia foi reconstruída e povoada, chegando mesmo a existir uma escola primária que encerrou devido à falta de alunos.A economia de Fajã dos Cubres se baseia na pesca e na cana de açúcar. As suas casas e adegas típicas, algumas delas adaptadas ao alojamento local, que mantém as características deixadas pelos antepassados.
A aldeia tem celebrações tradicionais, como a Festa de Nossa Senhora de Lurdes, o Culto a Madre Teresa d’Anunciada, a Romaria Quaresmal de Ribeira Seca, a Festa de S. Pedro, padroeiro da freguesia, a Festa do Sagrado Coração de Jesus, as Cavalhadas de São Pedro, a Alâmpada e as Marchas de São Pedro.Aldeias Monumento: Monsaraz
Em 1232, D. Sancho II conquistou Monsaraz dos Mouros e deu para a aldeia a Ordem do Templo, para garantir a defesa e repovoamento. Em 1276, D. Afonso III concede a Monsaraz o estatuto de sede do concelho, que manteve até 1851.Nos patrimónios da Aldeia estão as fortificações, a Igreja Matriz, construída no séc. XVI para substituir a igreja primitiva, destruída por causa da peste, o Castelo de Monsaraz, a Casa da Inquisição e o Pelourinho.
Aldeias Remotas: PiódãoAldeias em Áreas Protegidas: Rio de Onor
Rio de Onor pertenceu à Casa de Bragança. Hoje, a aldeia faz parte do Parque Natural de Montesinho e da Zona de Proteção da Rede Natura 2000. A aldeia é atravessada pelo rio Onor, também conhecido como rio Contensa. Da sua arquitetura tradicional de xisto, destacam-se a ponte romana, a Igreja Matriz e um Castro medieval.
Aldeias Rurais: Sistelo
Foi por onde passou o exército de Afonso VII de Leão e Castela, para confrontar D. Afonso Henriques, num episódio decisivo na fundação do Reino de Portugal. Sistelo é conhecida como “o pequeno Tibete português”, um dos patrimônios da Aldeia é a Casa do Castelo de Sistelo, edificada em meados do séc.XIX.
Eu conheço algumas aldeias e até escrevi sobre elas aqui. Mas ainda não conheci essas que fazem parte das 7 maravilhas das Aldeias de Portugal. Fiquei curiosa para conhecer essas e acrescentar na lista do que já conheço em Portugal.
Tem alguma dúvida ou sugestão pra acrescentar? Deixe seu comentário aqui abaixo e siga a nossa página lá no Facebook e no Instagram! Até a próxima!
Deixe um comentário