fbpx

Fui conhecer algumas das Aldeias do Xisto que ficam ao redor de Góis. O projeto das Aldeias do Xisto foi feito para incentivar o turismo nas Aldeias e na região central do país que é onde estão localizadas.

São 27 as Aldeias do Xisto, divididas entre a Serra do Lousã e do Açor. Estive em 6 dessas aldeias e consegui definir em uma palavra o meu sentimento durante esse passeio: SURPREENDENTE!

Mas o que é xisto? São as pedras usadas nas construções das casas e até mesmo para pavimentar as ruas.

Aldeia da Comareira

A Aldeia da Comareira foi a primeira que visitei. Essa é a menor de todas as aldeias que fazem parte do circuito das Aldeias de Góis, juntamente com Aigra Nova, Aigra Velha e Pena.

Na Aldeia de Comareira existem poucas casas contruídas, é conhecida por ser uma das aldeias que mais recebe o sol e possui gado doméstico e plantações cuidados pelos moradores da Aldeia.

É uma aldeia bem convidativa para sentar e admirar a paisagem que existe ao redor.

Aigra Nova

A Aldeia de Aigra Nova possui três ruas, clima ameno e a prática agrícola e pastos. Nesta aldeia existem hortas, gado, burros.

É em Aigra Nova que funciona o museu do Eco-Museu Tradições do Xisto e os seus diversos Núcleos. O Museu foi criado para incentivar a cultura e as tradições das aldeias e da Serra de Lousã.viagem incrível pela parte humana e ambiental da Serra da Lousã e das vivências e tradições destas aldeias. Para saber mais, clique aqui.

Aigra Velha

Aigra Velha é a aldeia que fica no ponto mais alto da Serra, a 770 metros de altitude. Foi onde vi um pouco da vida rural, tinha um pai e um filho trabalhando com lenha, gado e gatos para todo lado.

O morador da Aldeia foi muito simpático, comentou algumas curiosidade e que até chegou a nevar em Aigra Velha há muitos anos. As casas são interligadas para proteger dos intrusos e das invasões dos lobos.

E foi uma das aldeias que mais gostei de conhecer.

Pena

A Aldeia da Pena é uma das maiores das Aldeias de Xisto e a mais afastada, também. Nessa aldeia as casas são mais novas, bem cuidadas, parecem até que foram reformadas para serem mais modernas.

A aldeia está rodeada de serra, em um dos lados da para ver os Penedos de Góis, a mais de mil metros de altitude.

Candal

A Aldeia de Candal é uma das aldeias mais acessíveis, fica bem ao lado da estrada da serra do Lousã. É uma das Aldeias do Xisto mais estruturadas.

Além da Loja Aldeias do Xisto, existe um pequeno café, muitas casas e um rio que atravessa a aldeia: Ribeira do Candal.

Da para ver o Moinho de água, o Lagar de Azeite e a Represa, esses são alguns dos pontos de interesse da aldeia.

Cerdeira

A Aldeia de Cerdeira é a que mais parece que foi planejada, a arquitetura, as ruelas, becos e até mesmo uma piscina natural que se forma através da queda de água do rio, deixam a aldeia mais charmosa.

Na aldeia tem restaurantes, cafés, um ambiente que te convida a ficar e aproveitar mais.

Foram criados projetos para incentivar a arte e a criatividade na Aldeia: Casa das Artes, ateliers, biblioteca, galeria, forno comunitário e o café da Videira. Nesses locais são realizados atividades como workshops de formação e de pequenas experiências criativas.

Agora vamos a algumas curiosidades:

As estradas são bem perigosos, cheia de curvas e penhascos, alguns caminhos só passavam um carro por um vez. Dirija com muita atenção e cuidado;

Nas Aldeias a internet não funciona muito bem, então se precisar de gps, é melhor baixar o mapa offline;

Em algumas aldeias não tem restaurante, café ou banheiro público. Então prepare seu lanche e sua água. (Ou quando tem restaurante, não tem opções ou estava fechado);

E venta muito, leve um casaco para se proteger. Observe por onde passar, o visual é de tirar o fôlego, dá para ver entre as montanhas várias nascentes de água;

Para entrar nas aldeias não precisa pagar nada. Converse com os moradores locais, são cheios de histórias pra contar.

Compartilha esse post com aquele seu amigo que vai gostar de conhecer as Aldeias, já programe seu tour e não deixa de me contar o que achou, combinado?

Tem alguma dúvida ou sugestão pra acrescentar? Deixe seu comentário aqui abaixo e siga a nossa página lá no Facebook e no Instagram!

Até o próximo post! 😉

0

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com

Assine nossa newsletter!

Nunca mais perca um post e fique por dentro de todas as novidades do blog.

Atualmente em:

Lisboa - Portugal
siga @tasaver.pt