Que eu sou apaixonada pela cultura portuguesa todo mundo já sabe, então vou compartilhar com vocês um pouquinho das expressões portuguesas, tipicamente utilizadas por aqui.
São centenas de expressões, algumas incorporadas no nosso vocabulário no Brasil e outras que são novidade.
Hoje trago cinco expressões portuguesas e seus significados:
Está daqui!
Ah, nós como bons apreciadores da gastronomia portuguesa, temos que concordar com essa. Indica que a comida está muito saborosa e para acompanhar a expressão faz-se o famoso gesto de puxar o lóbulo da orelha. Quando essa combinação de frase e gesto é feita traduz-se em agradecimento e reconhecimento pelo fato da refeição servida ter sido muito bem preparada.
Chover a potes
Literalmente significa mesmo o que parece, que está a chover muito. Nos leva a imaginar potes transbordando água em períodos de chuva abundante. A expressão somente é utilizada em situações extremamente críticas.
Á grande e à francesa
Na minha opinião, a mais exibicionista das expressões, é utilizada quando tem-se a intenção de fazer coisas grandes e com bastante glamour, mostrando todo o dinheiro que se tem.
Nunca mais é sábado
Sabe quando algo está levando muito tempo para finalizar ou para chegar, e desejamos que o tempo passe um pouco mais depressa? “Nunca mais é sábado” é a expressão certa para os impacientes de plantão!
Em águas de Bacalhau
O termo teve origem nas águas do Norte do oceano atlântico, que é onde se pesca o bacalhau, como muitos acidentes aconteciam por lá, e as cargas ficavam perdidas naquelas águas para sempre. Usa-se o “em águas de bacalhau” quando quer dizer que algo não dará em nada ou que acabou ficando por isso mesmo
Já ouviu alguma dessas expressões portuguesas? De qual você mais gostou?
Tem alguma dúvida ou sugestão pra acrescentar? Deixe seu comentário aqui abaixo e siga a nossa página lá no Facebook e no Instagram!
Até o próximo post! ?
Deixe um comentário