fbpx

Quando se fala em Portugal é inevitável associar o país a um dos doces mais típicos: o tão famoso Pastel de Nata. E é por isso que quero contar a história dessa iguaria e mostrar que existe ótimos lugares para degustar o doce tão famoso.

A primeira questão que gostaria de esclarecer é sobre Pastel de Nata x Pastel de Belém. O doce tão famoso é chamado de Pastel de Nata, porém, a fama maior é da marca Pastel de Belém, o que faz muitas pessoas se referirem ao doce pelo nome da marca.

O Pastel de Nata é um doce feito com massa folhada, ovo, leite, açúcar e um toque de canela.

A história

O doce foi feito pelos monges do tão famoso Mosteiro dos Jerónimos para ajuda-los a se manterem, alguns anos depois, venderam a receita para um empresário português e até hoje a receita é secreta.

A primeira receita feita na Fábrica dos Pastéis de Belém foi criada em 1837. O nome Pastel de Belém ficou muito famoso e as filas para comprar o doce por lá são gigantescas.

A dica aqui é sobre o que muitos turistas não sabem, na loja Pastel de Belém, existem muitos lugares para as pessoas se sentarem e aproveitar de uma bela refeição, podendo assim comprar os pastéis e levar em viagem.

Pastel de Nata

Já que o nome Pastel de Belém é patenteado e só pode ser associado aos doces feitos nessa loja, as demais confeitarias portuguesas utilizam o nome Pastel de Nata.

O Pastel de Nata é muito famoso, também, no Brasil e na China, por onde entrou através de Macau, que foi um território português até 1999.

Meu top 4 dos melhores pastéis de nata

E já que estamos falando desse doce tão delicioso, não posso deixar de te contar quais são as pastelarias que mais recomendo para que possa saborear os tão famosos Pastéis de Nata, ou até mesmo, para levar suas visitas quando o forem conhecer.

A Pastelaria Batalha foi fundada em 1990 e além de terem deliciosos Pasteis de Nata, possuem a versão vegetariana do Pastel, para agradar a todos os gostos. A empresa, também, oferece um workshop para ensinar a fazer o pastel de nata em casa. Eles ganharam o prémio de melhor Pastel de Nata em 2018.

Devido a Pandemia, a loja que tinham na Praça Luís de Camões no Chiado foi encerrada, porém, a fábrica da Pastelaria Batalha, que fica na Venda do Pinheiro, em Mafra. Garanto que a visita não será em vão e poderá conhecer o famoso Palácio Nacional de Mafra.

A Pastelaria Santo António ganhou o prémio de melhor Pastel de Nata de 2019, e claro, fui até lá para conferir e tenho que dizer que o prémio foi merecido. Se você ainda não a conhece, é uma ótima oportunidade para provar o Pastel de Nata e ainda visitar o Castelo de São Jorge, que fica bem ali ao lado.

A Manteigaria é a principal concorrente do Pastel de Belém, e para o meu gosto, é a que tem o pastel mais saboroso, entre as duas. Existem várias lojas da marca pela cidade e uma parada para comer um Pastel sempre é bem vinda.

O tão famoso Pastel de Belém não poderia ficar fora dessa lista. Em uma visita a Belém, entre um monumento e outro, pare para observar o agito dos turistas, provar o Pastel de Belém e até mesmo tentar perceber a diferença entre ele e o Pastel de Nata.

Tem alguma dúvida sobre Portugal e o Pastel de Nata ou alguma sugestão pra acrescentar? Deixe seu comentário aqui abaixo e siga a nossa página lá no Facebook e no Instagram!

Até a próxima! ?

0

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com

Assine nossa newsletter!

Nunca mais perca um post e fique por dentro de todas as novidades do blog.

Atualmente em:

Lisboa - Portugal
siga @tasaver.pt