Uma das melhores partes de toda viagem, é com certeza, conhecer as particularidades e cultural de cada lugar, por meio da sua arquitetura, história, monumentos e paisagens. No dia que a viagem acaba, é comum ficarmos com aquela sensação de querer levar um pedacinho daquele lugar com você, porque as vezes os momentos vividos ali foram tão incríveis que fica difícil simplesmente se despedir e ir embora sem data para voltar, levando apenas as memórias. Taí uma coisa que eu entendo bem. rs E é aí que entram os souvenirs e lembrancinhas típicas de cada lugar.
Poucas coisas são tão realizadoras quanto aquele momento em que, ao chegar em casa e desfazer a mala da viagem, começamos a separar todos os objetos e itens que levamos conosco do lugar onde estivemos. Esses objetos, além de serem a nossa maneira de ter sempre uma parte daquele local com a gente, é também uma ótima opção para presentear aquelas pessoas queridas de quem nos lembramos durante a viagem e que adoraríamos que pudesse ter estado lá com a gente, não é?
Quando se trata de Lisboa, é comum pensarmos imediatamente no super charmoso bondinho (aqui chamado de elétrico) amarelo e suas miniaturas lindas. Mas o que não falta aqui são opções criativas, marcantes e especiais de lembranças típicas da capital portuguesa e hoje vou apresentar algumas a vocês, para usarem como inspiração na hora de encher a mala de recordações.
1. Objetos em Cerâmica e azulejos português
Ah, o azulejo português. Conhecida mundialmente pela sua beleza e imponência, essa arte que deixa as ruas de Lisboa ainda mais cheias de cor, história e nobreza, está presente também nas miniaturas, réplicas e objetos decorativos que podem ser levados com você. Se você não quer levar o azulejo/cerâmica em si, ainda pode escolher entre uma infinidade de utensílios que possuem a charmosa arte portuguesa estampada, como imãs, chaveiros, sousplat, ecobags em tecido e muitos outros.
2. Objetos em Cortiça
Talvez você não saiba, mas Portugal é o país nº 1 em produção de cortiça no mundo. Eu sei, falou em cortiça, nós costumamos pensar logo em rolhas de vinho, mas a verdade é que esse material é utilizado em muitos objetos super interessantes para você comprar pra você ou para presentear. Bolsas, chaveiros, carteiras, suportes para copo/panela, porta-óculos e muitos (mas muitos mesmo! rs) outros itens super legais para recordar a terrinha.
3. Alimentos/bebidas típicas
Sim, eu já sei. Não tem como pensar em Portugal sem pensar em todas as maravilhas gastronómicas daqui e só por isso esse item merecia um post todo pra ele, hahaha. São muitas opções, mas vou dar ênfase em te sugerir algumas “que não tem erro”, sabe? Afinal, você já viu alguém ficar triste por ganhar vinho? Pois é, nem eu.
a) Vinhos
Portugal é grande produtor de vinhos e em uma qualidade impressionante. Apesar de o vinho do Porto ser o grande astro quando se fala em vinhos portugueses, é possível adquirir vinhos de outras tipologias e origens e se surpreender com sabores incríveis.
b) Conservas, compotas e enlatados
Um passeio básico no Rossio e você vai descobrir a incrível Loja da Sardinha Portuguesa, onde além de a loja em si ser um espetáculo, você pode comprar latas de sardinha que são estampadas com um Ano e um fato importante ocorrido durante ele. Assim, essa é uma opção muito divertida e original de lembrança.
Além da sardinhas, existem muitos doces em compota, típicos da região de Lisboa, com sabores que valem a pena ser descobertos. Normalmente as embalagens são tão lindas que já dá vontade de levar mesmo que você não goste tanto de doce ou não saiba quem presentear com eles.
Saiba mais sobre a loja O Mundo Fantástico das Sardinhas Portuguesas, clicando aqui.
c) Pastel de Nata
O Pastel que no Brasil costumamos chamar de Pastel de Belém, mas que aqui só são chamados assim especificamente na tradicional loja/fábrica dos Pastéis de Belé) também pode ser embalado e levado com muito carinho para matar as saudades de das delícias que Portugal nos apresenta.
4. Miniaturas e Souvenirs tradicionais
Claro que apesar de eu estar sugerindo opções criativas, os souvenirs “de sempre” ainda têm o lugar especial deles no nosso coração, né? Por isso, vale a pena você entrar em uma das lojinhas ou bancas desse tipo e escolher um chaveiro com a guitarra de fado, ou mesmo a famosa miniatura do bondinho lisboeta que eu citei no início do post. Para os amantes de decoração afetiva, não existe item melhor para agregar o acervo do lar doce lar do que esse tipo de lembrança de viagem.
Agora que já viram que boas opções não faltam, você tem muitos motivos para ir embora com a mala cheia de souvenirs, porque Lisboa é uma cidade lindíssima e que merece ser lembrada.
Se você ficou em dúvida sobre onde pode comprar os souvenirs e lembranças típicas de Lisboa que foram citados no post, fique atento às dicas que vou dar agora.
Os objetos em cerâmica/azulejo e em cortiça, bem como as miniaturas e souvernis mais conhecidos (imãs, chaveiros, etc) você pode comprar em lojinhas de rua (na região da Baixa de Lisboa há muitas!), mas caso queira algo mais “especializado” pode também conhecer A Vida Portuguesa, que é uma loja voltada para a venda desses artigos em alta qualidade, mas é claro, por preços maiores.
Os produtos alimentícios podem ser comprados em supermercados de rede fixa de Portugal, como Continente, Pingo Doce, Auchan e etc. Assim como para os objetos, você tem a opção de comprar em lojas especializadas em artigos de qualidade superior, e nesse caso, o El Corte Inglés e conservarias tradicionais como A Garrafeira podem ser o ideal para o que você procura.
Espero que você encontre tudo o que precisa e caso queira mais dicas sobre alguns lugares citados no post, não deixe de pesquisar aqui no site para ficar bem informado (a) e aproveitar Portugal em todos os aspectos, ok? Aqui, temos um roteiro de 3 dias em Lisboa.
boas informações que você compartilha conosco, continue compartilhando mais