Você está querendo viajar e não sabe por onde começar e como organizar uma viagem? Qualquer viagem, por mais simples que seja, precisa de um planejamento.
Reuni as melhores dicas, para te ajudar a realizar sua viagem dos sonhos e aproveitar o máximo possível sem imprevistos.
1- Defina o orçamento:
É o orçamento que vai determinar os outros pontos do seu planejamento. Você precisa levar em conta o quanto de dinheiro poderá gastar na viagem. Quanto de dinheiro você poderá gastar por dia, quanto poderá pagar pela hospedagem, quanto poderá gastar em ingressos, restaurantes, e claro, se acontecer algum imprevisto, é preciso que tenha dinheiro para resolver também.
Os gastos vão depender do destino, do estilo de viagem que você escolher fazer. Quer ficar hospedado em hostel ou hotel? Entrar em todos os pontos turísticos pagos? Fazer suas refeições em restaurantes ou fast food?
Um outro ponto que fará total diferença no seu orçamento é se você irá viajar em alta temporada ou na baixa temporada. E tudo depende do que você espera da sua viagem.
Antes de terminar o planejamento, leia esse post sobre o direito dos viajantes. Nos próximos dias, farei um post para te ajudar a economizar dinheiro e viajar mais.
2- Difina as datas:
Defina as datas para começar a fazer os orçamentos. Defina se irá nas férias, em feriados, ou se marcará a viagem numa época mais baixa, que os valores ficam mais em conta. Ah e conferir como estará o clima, também, é muito importante.
Para saber qual é o período de baixa temporada olhe quais são os meses de baixa do turismo no país de destino. Geralmente, a alta temporada é nos meses de Junho-Agosto/Dezembro-Janeiro. É uma época de férias, verão e os principais feriados como Natal e Ano Novo. O que gera uma alta nos preços e imensos turistas viajando.
3- Defina o destino:
Nesse momento e já ciente do quanto você terá para gastar na sua viagem, é hora de pesquisar os locais que você tem interesse em conhecer e definir qual deles se encaixa no seu orçamento.
Alguns países são mais caros que outros, alguns o real ou o euro são mais valorizados que a moeda local. É preciso levar em conta que dependendo do destino que você escolher, será necessário pedir visto, fazer seguro viagem, tomar vacinas, o que gera um gasto a mais na sua viagem.
Pesquise bastante sobre o destino, eu sugiro uma pesquisa no Pinterest. Esse site é um portal de informações e imagens, onde vários bloguers de viagem compartilham seus posts e suas experiências.
4- Compre as passagens:
Definiu para onde você vai, e chegou a hora de comprar as passagens. Algumas estratégias são importantes para encontrar os melhores preços.
Compre a passagem direto no site da companhia aérea. As agências que vendem passagens sempre acrescentam taxas no preço final, é de onde tiram as comissões.
Analisem os preços com antecedência e crie alertas para que você seja avisado quando o preço cair ou aumentar. Os sites como Skyscanner, Momondo, são ótimos para isso.
Passagem com conexões são mais baratas. Voos que saem na terça e quinta feira são mais baratos. Faça suas simulações para perceber as diferenças.
Essa é a última dica, mas não menos importante. Quando fizer suas pesquisas, use o navegador no modo anónimo. Os sites das companhias aéras geram cookies para o seu ip, e quando perceberem seu interesse e a frequente busca por passagem, mais vão aumentar o preço.
Analise o horário de saída e chegada dos voos. Se você escolher um voo mais barato e que vai chegar de madrugada, essa pode ser uma situação em que o barato sai caro. Porque pode não ter mais transporte público disponível e você tenha que pagar um táxi para ir do aeroporto para o centro da cidade.
5- Escolha a hospedagem:
A hospedagem numa viagem é super importante. É onde você precisa de uma boa cama e um bom chuveiro para descansar depois de andar por muitas horas. Pode incluir o café da manhã para já sair bem preparado para os passeios do dia.
Pesquise o hotel no Booking.com e o hotel no Hostelworld. São os maiores portais de hospedagem do mundo.
Sempre leia os comentários deixados por quem já ficou hospedado. E tente reservar locais com pontuação acima de 8.
Antes de concluir a reserva, confira se o cancelamento é gratuito até 24/48h antes da viagem, porque caso aconteça algum imprevisto, você pode cancelar gratuitamente. E opte pela opção de realizar o pagamento no local, a maioria das opções com cancelamento gratuito permite essa opção.
Confira se a opção do café da manhã está incluída ou se para ter o café da manhã é preciso pagar um valor a mais por dia. Opte pela opção de café da manhã incluso no valor da hospedagem.
Tente analisar o custo x beneficio de escolher uma hospedagem. Não adianta pegar o hotel mais barato, mas que fica mais distante dos locais principais onde você vai andar, se você for gastar muito com transporte durante a viagem.
6- Monte o roteiro:
Essa é uma das partes que mais gosto de fazer. Planejar todos os passeios, os locais de maior curiosidade para conhecer. Não é fácil, precisa de muita pesquisa, mas quando você está na cidade seguindo o roteiro, fica com a sensação de dever cumprido.
Use o Google Maps. Crie um mapa da sua viagem e nesse mapa salve todos os locais que você quer ver. Depois disso, você consegue analisar quais pontos que ficam mais próximos e define em qual região você vai por dia.
Verifique como vai se locomover pela cidade. Qual transporte vale mais a pena, qual o valor do cartão do transporte. Crie a rota mais fácil de se locomover.
E se você não tem paciência para organizar uma viagem ou montar seu roteiro, aqui no Tás a Ver, fazemos isso pra você. Confira tudo que você precisa saber aqui.
7- Compre os ingressos:
A maioria dos pontos túristicos possuem um valor para pagar na entrada e muitas das vezes as filas para comprar os ingressos são gigantescas. Já desisti de ver um lugar por não querer enfrentar fila.
Mas ai agora, vem a solução. A melhor opção é a compra do ingresso online. No site do Get Your Guide é possível comprar os ingressos e até mesmo visitas guiadas. Não deixe de conferir e já deixe esse item resolvido para a sua viagem.
Essas são sugestões para você planejar bem sua próxima viagem e espero que te ajude, caso tenha alguma dica que não coloquei aqui, me conte, vou adorar descobrir novas dicas!
Todos os links para compra de ingressos ou reserva de hospedagem são links de parceiros do blog. Você não paga nada a mais por isso e ainda me ajuda a manter o Tás a Ver.
Tem alguma dúvida ou sugestão pra acrescentar? Deixe seu comentário aqui abaixo e siga a nossa página lá no Facebook e no Instagram!
Até o próximo post! 😉
Deixe um comentário