fbpx

Você sabe como são divididas as regiões de Portugal por área? Antes de tudo, mencionamos área, porque há várias formas de divisão do país. Por área, temos em ordem de tamanho:

Região do Alentejo:

Localizada no centro-sul de Portugal, conta com os distritos de Portalegre, Évora e Beja, a metade sul do distrito de Setúbal, e parte do distrito de Santarém.

Nesta região temos cidades classificadas como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, e além disso o Alentejo é reconhecido pelas vinícolas, praias, pontos de interesse histórico e cultural, conquistando diversos prêmios nacionais e internacionais.

Região Centro

As cidades mais populosas são Coimbra, Leira, Viseu, Aveiro, Guarda e Castelo Branco, além de estar localizado o maior centro turístico religioso que é a cidade de Fátima.

Faz parte dessa região algumas serras e montanhas do Sistema Montejunto-Estrela, tais como: Maçico Calcário Extremo, aldeias do Xisto e aldeias Históricas de Portugal.

Região Norte

A região norte é dividida em o sub regiões, sendo elas a Área Metropolitana do Porto, Alto Minho, Alto Tâmega, Ave, Cávado, Douro, Tâmega e Sousa, Terras de Trás dos Montes.

Uma curiosidade é que na região Norte, além de toda história e riqueza de vinhos, agricultura e produtos de charcutaria, é uma região bastante industrializada com destaques para áreas de vestuário, têxtil, calçado, móveis e setores mais tecnológicos.

Região de Lisboa:

Além de dar nome a região é a capital, a cidade mais populosa e o centro político do país. Lisboa é a capital mais ocidental da Europa na costa atlântica, somos privilegiados com tantas praias incríveis.

Da mesma forma como as regiões de Portugal são divididas, o território de Lisboa possui uma divisão da seguinte forma:

Lezíria do Tejo: Azambuja;
Oeste: Alenquer, Arruda dos Vinhos, Cadaval, Lourinhã, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras;
Grande Lisboa: Amadora, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Odivelas, Oeiras, Sintra, Vila Franca de Xira.

Região do Algarve

A mais meridional de todas as regiões , tem Faro como capital. É a região queridinha de quem prefere o calor tem invernos amenos e curtos, e longos verões, quentes e secos. Sem falar das praias que atraem turistas do mundo inteiro pela sua beleza exuberante.

Uma curiosidade é que o Algarve é uma das regiões portuguesas com maior número de residentes estrangeiros, principalmente vindos de outros países da Europa.

Além da capital Faro, os principais cidades são: Albufeira, Lagoa, Lagos, Loulé, Olhão, Portimão, Quarteira, Silves, Tavira e Vila Real de Santo Antônio.

Região Autônoma dos Açores:

Esta região é um território autônomo da República Portuguesa e um arquipélago transcontinental formado por atividade vulcânica. O Arquipélago conta com 9 ilhas e possui um clima temperado, no inverno a temperatura média é de 13 graus e no verão de 24 graus.

Região Autônoma da Madeira:

O Arquipélago da Madeira também é uma região autônoma e a segunda região mais rica de Portugal. Há teorias que dizem que quem a descobriu foram os Romanos e ficou conhecida, juntamente com Porto Santo, como Ilhas de Púrpura, e mais tarde (re)descoberta pelos portugueses.

Também de origem vulcânica, o arquipélago conta com 7 ilhas, sendo que somente as duas maiores são habitadas, Madeira e Porto Santo.

Escrevendo este artigo sobre as regiões de Portugal, dá mais vontade de desbravar esse país incrível e conhecer cada cantinho dele.

Por aqui já temos uma listinha de viagens dos sonhos pelo território português e por aí?

E já aproveita para conferir o artigo sobre as comidas típicas por região, clique aqui.

Tem alguma dúvida ou sugestão pra acrescentar? Deixe seu comentário aqui abaixo e siga a nossa página lá no Facebook e no Instagram!

Até a próxima! 😉

0

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com

Assine nossa newsletter!

Nunca mais perca um post e fique por dentro de todas as novidades do blog.

Atualmente em:

Lisboa - Portugal
siga @tasaver.pt